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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira Junior, Cleon Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2106704642081867pt_BR
dc.creatorMacedo, Mateus Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193473969400253pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T01:14:05Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-02-29T01:14:05Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4293-
dc.description.abstractIn the current scenario, marked by the increasing advance of technology, social paradigms have adapted by incorporating the use of digital platforms into everyday contexts. In the educational context, the use of platforms such as YouTube as a tool for sharing and disseminating content has become popular in various areas, including the field of programming education, generating a framework of data both in terms of content and user interactions stemming from that content. However, the volume of data generated through the interaction between videos and students makes manual analysis of these data impractical. This study aims to analyze comments on programming education videos published on the YouTube platform based on a gender perspective, with the goal of identifying patterns and discrepancies among the data. Three experiments were conducted: one focused on quantitative aspects of comments, such as the average number of characters and the average number of questions; the second focused on qualitative aspects, establishing a sentiment analysis in video comments and searching for subjective aspects present in the comments. The experiments showed minimal differences in the quantitative part for the two classes selected for the research. The video data exhibited a neutral correlation, not allowing any conclusions to be drawn from these results. In the quantitative analysis of comments, both groups showed similar averages and medians for the number of characters per comment, but the standard deviation and the maximum showed that comments with a higher number of characters are in videos featuring men. These videos also had the highest number of comments that were questions. The sentiment analysis showed a higher percentage of "positive" comments in women's videos compared to comments classified as "negative" or "neutral." However, qualitative analysis highlighted aspects of delegitimization and stereotyping in comments on women's videos, showing the occurrence of words like "beautiful" and "attractive" that are not present in comments on men's videos.pt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual, marcado pelo avanço crescente da tecnologia, os paradigmas sociais se adaptaram englobando o uso de plataformas digitais nos contextos do cotidiano. No âmbito educacional, o uso de plataformas como YouTube como ferramenta de compartilhamento e disseminação de conteúdos se tornou popular em diversas áreas inclusive na área de ensino de programação, gerando um arcabouço de dados tanto de conteúdo quando das interações dos usuários a partir desses conteúdos. Contudo, o volume de dados gerados através dessa interação entre os vídeos e os alunos torna inviável a análise manual desses dados. O presente estudo busca analisar comentários de vídeos de ensino de programação publicados na plataforma YouTube com base em um recorte de gênero, com o objetivo de identificar padrões e discrepâncias entre os dados. Foram realizados três experimentos, um com foco em aspectos quantitativos dos comentários como número médio de caracteres e numero médio de perguntas, o segundo focado em aspectos qualitativos, estabelecendo uma análise de sentimentos nos comentários dos vídeos e a busca por aspectos subjetivos presentes nos comentários. Os experimentos apresentaram diferenças mínimas com relação à parte quantitativa nas duas classes selecionadas para a pesquisa. Os dados dos vídeos apresentaram correlação neutra, não permitindo nenhuma conclusão a partir desses resultados. Na análise quantitativa dos comentários, os dois grupos apresentaram uma média e uma mediana de quantidade de caracteres por comentário similares, mas o desvio padrão e o máximo mostraram que os comentários com maior número de caracteres são nos vídeos de homens, estes também apresentaram a maior quantidade de comentários que eram perguntas. A análise de sentimentos mostrou uma porcentagem maior de comentários ``positivo'' em vídeos de mulheres em comparação aos comentários classificados como ``negativo'' ou ``neutro''. A análise qualitativa, no entanto evidenciou aspectos de deslegitimação e estereotipação em comentários de vídeos de mulheres que mostraram a ocorrência de palavras como ``linda'' e ``gata'' que não estão presentes em comentários em vídeos de homens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mateus Barros Macêdo (mateus.barros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-28T03:57:24Z No. of bitstreams: 2 TCC_MATEUS_FINAL.pdf: 989621 bytes, checksum: 4c8fde4e2931a0fe90d451edfe78a46c (MD5) termo_de_autorizacao_preenchido_assinado_assinado.pdf: 145804 bytes, checksum: f86ff44f86a25c1936a59756edeeab53 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado MATEUS Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A ata de defesa não foi anexada à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que a ata de defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-02-28T20:48:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Mateus Barros Macêdo (mateus.barros@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-28T21:03:35Z No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao_preenchido_assinado_assinado.pdf: 145804 bytes, checksum: f86ff44f86a25c1936a59756edeeab53 (MD5) TCC_MATEUS.pdf: 1562459 bytes, checksum: 81b48cc65071741a63aabb062b9e9891 (MD5) AtaDeDefesa.pdf: 574468 bytes, checksum: 51e863c2a6dd9ff5070f456e679abfe6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-29T01:12:04Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao_preenchido_assinado_assinado.pdf: 145804 bytes, checksum: f86ff44f86a25c1936a59756edeeab53 (MD5) TCC_MATEUS.pdf: 1562459 bytes, checksum: 81b48cc65071741a63aabb062b9e9891 (MD5) AtaDeDefesa.pdf: 574468 bytes, checksum: 51e863c2a6dd9ff5070f456e679abfe6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-29T01:14:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao_preenchido_assinado_assinado.pdf: 145804 bytes, checksum: f86ff44f86a25c1936a59756edeeab53 (MD5) TCC_MATEUS.pdf: 1562459 bytes, checksum: 81b48cc65071741a63aabb062b9e9891 (MD5) AtaDeDefesa.pdf: 574468 bytes, checksum: 51e863c2a6dd9ff5070f456e679abfe6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-29T01:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao_preenchido_assinado_assinado.pdf: 145804 bytes, checksum: f86ff44f86a25c1936a59756edeeab53 (MD5) TCC_MATEUS.pdf: 1562459 bytes, checksum: 81b48cc65071741a63aabb062b9e9891 (MD5) AtaDeDefesa.pdf: 574468 bytes, checksum: 51e863c2a6dd9ff5070f456e679abfe6 (MD5) Previous issue date: 2023-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectComentáriospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleANÁLISE DE DADOS A PARTIR DE COMENTÁRIOS EM VÍDEOS DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NO YOUTUBEpt_BR
dc.title.alternativeDATA ANALYSIS FROM COMMENTS ON YOUTUBE PROGRAMMING EDUCATIONAL VIDEOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciência da Computação

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