Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4274
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A POESIA NO LIVRO DIDÁTICO: ESTRATÉGIAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Autor(es): Ibiapina, Alcilene de Paula
Primeiro Orientador: Sales, Paulo Alberto da Silva
Resumo: Partindo do pressuposto de que o letramento literário é largamente promovido pelo livro didático, mesmo de forma superficial, pretendemos analisar como a poesia, sobretudo o gênero poemas é abordado no livro didático. O estudo é baseado em pesquisas do gênero poema apresentado no livro didático tendo em vista, sobretudo, a formação de leitores de textos poéticos nos livros de Português: Tendo como corpus de análise os livros didáticos de Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, Coleção Encontros, editor responsável Isabela Pessôa de Melo, Coleção Ápis, obra coletiva; editor responsável Ana Trinconi. Coleção Vem Voar, obra coletiva; editorresponsável Alice Ribeiro Silvestre, do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Sabe-se que não é de hoje que o texto literário é usado pedagogicamente, por isso, a análise feita se refere especificamente à escolarização da poesia e ao desempenho da proficiência em leitura de nossos alunos, uma vez que o livro didático é responsável em grande parte pelo desenvolvimento da competência comunicativa e crítica dos sujeitos na escola. Dessa forma, concluímos que o livro didático de Língua Portuguesa é uma fonte de conhecimento à mão do aluno, entretanto, é necessário que o professor seja sábio mediador entre o texto e o aluno, e que o livro didático jamais deve se fechar em exercícios preestabelecidos por seus autores, pois há ainda uma enorme desvalorização da leitura literária em grande parte desse material didático.
Abstract: Assuming that literary literacy is largely promoted by the textbook, even superficially, we intend to analyze how poetry, especially the poems genre, is approached in the textbook. The study is based on research of the poem genre presented in the textbook, especially in view of the formation of readers of poetic texts in Portuguese books: Having as corpus of analysis the textbooks of Portuguese Language 5th year of Elementary School, early years, Collection Encontros, editor in charge Isabela Pessôa de Melo, Collection Ápis, collective work; responsible editor Ana Trinconi. Vem Voar Collection, collective work; responsible editor Alice Ribeiro Silvestre, of the National Plan for Textbooks (PNLD). It is known that the literary text is not used pedagogically today, so the analysis made refers specifically to the schoolingof poetry and the performance of our students' reading proficiency, since the textbook islargely responsible for partly for the development of the communicative and critical competence of the subjects in the school. In this way, we conclude that the Portuguese language textbook is a source of knowledge available to the student, however, it is necessary that the teacher is a wise mediator between the text and the student, and that the textbook should never be closed in pre-established exercises. by its authors, as there is still a huge devaluation of literary reading in most of this didactic material.
Palavras-chave: Livro didático
Poema
Letramento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4274
Data do documento: 16-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf323,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf491,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf757,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.