Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Paulo Alberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313pt_BR
dc.creatorIbiapina, Alcilene de Paula-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0478722586001673pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-27T10:45:14Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-27T10:45:14Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4274-
dc.description.abstractAssuming that literary literacy is largely promoted by the textbook, even superficially, we intend to analyze how poetry, especially the poems genre, is approached in the textbook. The study is based on research of the poem genre presented in the textbook, especially in view of the formation of readers of poetic texts in Portuguese books: Having as corpus of analysis the textbooks of Portuguese Language 5th year of Elementary School, early years, Collection Encontros, editor in charge Isabela Pessôa de Melo, Collection Ápis, collective work; responsible editor Ana Trinconi. Vem Voar Collection, collective work; responsible editor Alice Ribeiro Silvestre, of the National Plan for Textbooks (PNLD). It is known that the literary text is not used pedagogically today, so the analysis made refers specifically to the schoolingof poetry and the performance of our students' reading proficiency, since the textbook islargely responsible for partly for the development of the communicative and critical competence of the subjects in the school. In this way, we conclude that the Portuguese language textbook is a source of knowledge available to the student, however, it is necessary that the teacher is a wise mediator between the text and the student, and that the textbook should never be closed in pre-established exercises. by its authors, as there is still a huge devaluation of literary reading in most of this didactic material.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que o letramento literário é largamente promovido pelo livro didático, mesmo de forma superficial, pretendemos analisar como a poesia, sobretudo o gênero poemas é abordado no livro didático. O estudo é baseado em pesquisas do gênero poema apresentado no livro didático tendo em vista, sobretudo, a formação de leitores de textos poéticos nos livros de Português: Tendo como corpus de análise os livros didáticos de Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, Coleção Encontros, editor responsável Isabela Pessôa de Melo, Coleção Ápis, obra coletiva; editor responsável Ana Trinconi. Coleção Vem Voar, obra coletiva; editorresponsável Alice Ribeiro Silvestre, do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Sabe-se que não é de hoje que o texto literário é usado pedagogicamente, por isso, a análise feita se refere especificamente à escolarização da poesia e ao desempenho da proficiência em leitura de nossos alunos, uma vez que o livro didático é responsável em grande parte pelo desenvolvimento da competência comunicativa e crítica dos sujeitos na escola. Dessa forma, concluímos que o livro didático de Língua Portuguesa é uma fonte de conhecimento à mão do aluno, entretanto, é necessário que o professor seja sábio mediador entre o texto e o aluno, e que o livro didático jamais deve se fechar em exercícios preestabelecidos por seus autores, pois há ainda uma enorme desvalorização da leitura literária em grande parte desse material didático.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alcilene de Paula Ibiapina (alcilene.ibiapina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-23T22:00:56Z No. of bitstreams: 3 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) 60630663-0812-423a-a6ce-c905e3c58835.PDF: 290751 bytes, checksum: 75367d6c5d8a55d3fa8430974e023675 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ALCILENE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,   on 2024-02-25T18:36:17Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alcilene de Paula Ibiapina (alcilene.ibiapina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-25T23:18:50Z No. of bitstreams: 3 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) 60630663-0812-423a-a6ce-c905e3c58835.PDF: 290751 bytes, checksum: 75367d6c5d8a55d3fa8430974e023675 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ALCILENE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-02-26T00:50:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alcilene de Paula Ibiapina (alcilene.ibiapina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-26T17:59:41Z No. of bitstreams: 4 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) Ata 1.PDF: 503694 bytes, checksum: 79d8efb765653a30b66ed5265ec1c5ba (MD5) termo assinado.PDF: 775176 bytes, checksum: c0f701f13ddf86f6f435091f14409702 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-27T10:41:23Z (GMT) No. of bitstreams: 4 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) Ata 1.PDF: 503694 bytes, checksum: 79d8efb765653a30b66ed5265ec1c5ba (MD5) termo assinado.PDF: 775176 bytes, checksum: c0f701f13ddf86f6f435091f14409702 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-27T10:43:14Z (GMT) No. of bitstreams: 4 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) Ata 1.PDF: 503694 bytes, checksum: 79d8efb765653a30b66ed5265ec1c5ba (MD5) termo assinado.PDF: 775176 bytes, checksum: c0f701f13ddf86f6f435091f14409702 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T10:45:14Z (GMT). No. of bitstreams: 4 70c68bf6-8cf3-4151-99cb-11fcb9a0353a.PDF: 331757 bytes, checksum: e7a27dbb25207648d289305097ea4054 (MD5) 75d7f06d-4d43-4bf5-9eaf-384771d5a8bf.PDF: 605607 bytes, checksum: 2326ade37e32d215fbf0baf32e9882c5 (MD5) Ata 1.PDF: 503694 bytes, checksum: 79d8efb765653a30b66ed5265ec1c5ba (MD5) termo assinado.PDF: 775176 bytes, checksum: c0f701f13ddf86f6f435091f14409702 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA POESIA NO LIVRO DIDÁTICO: ESTRATÉGIAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf323,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf491,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Alcilene de Paula Ibiapina.pdf757,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.