Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4258
metadata.dc.type: Dissertação
Title: GUIA DIGITAL PARA USO DE GRUPOS DE WHATSAPP NO ENSINO: UMA INTERPRETAÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL
metadata.dc.creator: Oliveira, Marcio Cronemberges de
metadata.dc.contributor.advisor1: Tolentino, Grassyara Pinho
metadata.dc.description.resumo: As novas ferramentas de comunicação, como o WhatsApp, representam ganhos da vida em sociedade por tornarem mais ágeis a comunicação. As mudanças nas formas individuais de se comunicar refletiram nos níveis organizacionais e, atualmente, instituições como a Escola estão reestruturando suas estratégias comunicacionais e educacionais para se adaptarem a essas inovações. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar o uso dos grupos de WhatsApp, por professores e alunos do 3º ano do ensino médio de uma Instituição de Ensino Pública Federal no interior do Estado do Maranhão e elaborar um guia digital para auxiliar o professor no uso do grupo de WhatsApp como ferramenta de ensino. Para alcançar tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, mista, exploratória e de campo, onde foram aplicados questionários sobre a percepção do uso do WhatsApp no ambiente escolar em 39 alunos do 3º ano do ensino médio integrado e 10 professores, de ambos os sexos, além da observação de 3 grupos de WhatsApp por 3 meses. Como resultados constatou-se que o WhatsApp é utilizado, principalmente, como meio para facilitar a comunicação institucional por professores e alunos, sendo que as finalidades de ensino não foram prevalentes nos grupos observados. Apesar disto, alunos e professores já percebem este aplicativo como uma ferramenta de possibilidade educacional. Os principais pontos positivos destacados pelos alunos sobre o uso do WhatsApp no ambiente escolar foram: a disponibilização de materiais relacionados às disciplinas, organização geral, coesão de grupo, interações e apoio além da sala de aula; já os principais problemas indicados pelos alunos referiam-se aos desvios de finalidade do grupo, à falta de comunicação e ao excesso de mensagens, indicando a necessidade de orientar professores sobre regras de uso, planejamento e comportamentos no grupo de WhatsApp para que ele se torne uma ferramenta efetiva no ambiente educacional. Os resultados do presente estudo embasaram o desenvolvimento do guia digital para professores com dicas de como organizar, implementar e avaliar um grupo de WhatsApp com finalidade educacional. Este Guia falou sobre funcionalidades do WhatsApp úteis para o professor, como apresentar o grupo de WhatsApp para os alunos e como o professor deve avaliar o grupo de WhatsApp.
Abstract: New communication tools, such as WhatsApp, represent life gains in society by making communication more agile. Changes in individual ways of communicating are reflected at organizational levels, and currently, institutions such as schools are restructuring their communication and educational strategies to adapt to these innovations. Thus, this study aimed to analyze the use of WhatsApp groups by teachers and students in the 3rd year of high school at a Federal Public Education Institution in the interior of the State of Maranhão and develop a digital guide to assist the teacher in the use of WhatsApp groups as a teaching tool. To achieve these objectives, applied, mixed, exploratory and field research was developed; where questionnaires were administered on the perception of the use of WhatsApp in the school environment to 39 students in the 3rd year of integrated high school and 10 teachers, of both sexes; in addition to observing 3 WhatsApp groups for 3 months. As a result, it was found that WhatsApp is mainly used as a means to facilitate institutional communication by teachers and students; and teaching purposes were not prevalent in the groups observed. Despite this, students and teachers already perceive this application as a tool of educational possibility. The main positive points highlighted by students about the use of WhatsApp in the school environment were: the availability of materials related to the subjects, general organization, group cohesion, interactions and support beyond the classroom; The main problems indicated by the students referred to deviations in the group's purpose, lack of communication and excessive messages - indicating the need to guide teachers on rules of use, planning and behavior in the WhatsApp group so that it can be become an effective tool in the educational environment. The results of the present study supported the development of the digital guide for teachers with tips on how to organize, implement and evaluate a WhatsApp group for educational purposes. This Guide talked about useful WhatsApp features for teachers; how to present the WhatsApp group to students and how the teacher evaluates the WhatsApp group.
Keywords: WhatsApp
Ensino
Guia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4258
Issue Date: 26-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ MARCIO CRONEMBERGES.pdf2,88 MBAdobe PDFView/Open
Produto Educacional_ Marcio Cronemberges.pdf32,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.