Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4254
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(es): Matias, André da Silva
Rezende, Sarah Elayne de Freitas
Bernardo, Mirelle Amaral de São
Resumo: O artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a interferência dos conhecimentos em matemática do ensino básico no desempenho dos alunos das séries iniciais dos cursos de graduação. Essa revisão é parte de uma investigação de mestrado no curso de Bacharelado em Agronomia do IF Goiano - Campus Ceres. O principal objetivo foi identificar, no âmbito da Educação Matemática, como pesquisas anteriores (em um período de 10 anos) definem a interferência dos conhecimentos de matemática do ensino básico no desempenho de alunos de cursos de graduação. Apesar do foco da pesquisa ser nos cursos de graduação, presume-se que investigações em outros níveis de ensino, como o ensino médio, também possam contribuir para a pesquisa. Na tentativa de alcançar o objetivo proposto foram aplicadas diferentes fases do processo de revisão, sendo elas: definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; determinação dos critérios de inclusão, de exclusão e de validade metodológica; apresentação e discussão dos resultados. Os resultados da revisão indicam que os conhecimentos em matemática do ensino básico influenciam no desempenho acadêmico de alunos ingressantes no ensino superior, tendo em vista que uma base intelectual prévia na área facilita a compreensão de conceitos mais complexos e auxilia no desenvolvimento de habilidades analíticas cognitivas. Conclui-se, dessa forma, que a viabilidade de meios que promovam a compreensão efetiva de conceitos matemáticos na educação básica, atua como um fator de sucesso acadêmico para estudantes dos períodos iniciais dos cursos de graduação.
Abstract: The article presents the development and results of a systematic review of the literature (SRL) on the interference of basic education mathematics knowledge on the performance of students in the initial grades of undergraduate courses. This review is part of a master's degree investigation applied at the bachelor’s degree in Agronomy at Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. The main objective was to identify, within the scope of Mathematics Education, how previous research (over a period of 10 years) defines the interference of basic education mathematics knowledge in the performance of students in undergraduate courses. Although the focus of the research is on undergraduate courses, it is assumed that investigations at other levels of education, such as high school, can also contribute to the research. In an attempt to achieve the proposed objective, different phases of the review process were applied, namely: definition of objectives/questions, research equations and databases; determination of inclusion, exclusion and methodological validity criteria; presentation and discussion of results. The results of the review indicate that knowledge in mathematics from basic education influences the academic performance of students entering undergraduate courses, considering that a prior intellectual base in the area facilitates the understanding of more complex concepts and assists in the development of cognitive analytical skills. It is concluded, therefore, that the viability of means that promote the effective understanding of mathematical concepts in basic education, acts as a factor in academic success for students in the initial periods of undergraduate courses.
Palavras-chave: Desempenho acadêmico
Educação matemática
Educação básica
Educação superior
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4254
Data do documento: 2-Nov-2023
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prw2818-prw2818-2 (1).pdf329,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de ciência e autorização - Artigo.pdf585,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.