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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, André da Silva-
dc.creatorRezende, Sarah Elayne de Freitas-
dc.creatorBernardo, Mirelle Amaral de São-
dc.date.accessioned2024-02-20T19:27:34Z-
dc.date.available2024-02-20T19:27:34Z-
dc.date.issued2023-11-02-
dc.citation.volumeVol. 5pt_BR
dc.citation.issueNº 23pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4254-
dc.description.abstractThe article presents the development and results of a systematic review of the literature (SRL) on the interference of basic education mathematics knowledge on the performance of students in the initial grades of undergraduate courses. This review is part of a master's degree investigation applied at the bachelor’s degree in Agronomy at Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. The main objective was to identify, within the scope of Mathematics Education, how previous research (over a period of 10 years) defines the interference of basic education mathematics knowledge in the performance of students in undergraduate courses. Although the focus of the research is on undergraduate courses, it is assumed that investigations at other levels of education, such as high school, can also contribute to the research. In an attempt to achieve the proposed objective, different phases of the review process were applied, namely: definition of objectives/questions, research equations and databases; determination of inclusion, exclusion and methodological validity criteria; presentation and discussion of results. The results of the review indicate that knowledge in mathematics from basic education influences the academic performance of students entering undergraduate courses, considering that a prior intellectual base in the area facilitates the understanding of more complex concepts and assists in the development of cognitive analytical skills. It is concluded, therefore, that the viability of means that promote the effective understanding of mathematical concepts in basic education, acts as a factor in academic success for students in the initial periods of undergraduate courses.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a interferência dos conhecimentos em matemática do ensino básico no desempenho dos alunos das séries iniciais dos cursos de graduação. Essa revisão é parte de uma investigação de mestrado no curso de Bacharelado em Agronomia do IF Goiano - Campus Ceres. O principal objetivo foi identificar, no âmbito da Educação Matemática, como pesquisas anteriores (em um período de 10 anos) definem a interferência dos conhecimentos de matemática do ensino básico no desempenho de alunos de cursos de graduação. Apesar do foco da pesquisa ser nos cursos de graduação, presume-se que investigações em outros níveis de ensino, como o ensino médio, também possam contribuir para a pesquisa. Na tentativa de alcançar o objetivo proposto foram aplicadas diferentes fases do processo de revisão, sendo elas: definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; determinação dos critérios de inclusão, de exclusão e de validade metodológica; apresentação e discussão dos resultados. Os resultados da revisão indicam que os conhecimentos em matemática do ensino básico influenciam no desempenho acadêmico de alunos ingressantes no ensino superior, tendo em vista que uma base intelectual prévia na área facilita a compreensão de conceitos mais complexos e auxilia no desenvolvimento de habilidades analíticas cognitivas. Conclui-se, dessa forma, que a viabilidade de meios que promovam a compreensão efetiva de conceitos matemáticos na educação básica, atua como um fator de sucesso acadêmico para estudantes dos períodos iniciais dos cursos de graduação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André da Silva Matias (andre.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-19T22:36:06Z No. of bitstreams: 1 prw2818-prw2818-2 (1).pdf: 337209 bytes, checksum: 40d8cd0f37ad4ef86dbee654067d5354 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Andre informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2024-02-20T17:52:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by André da Silva Matias (andre.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-20T18:48:35Z No. of bitstreams: 2 prw2818-prw2818-2 (1).pdf: 337209 bytes, checksum: 40d8cd0f37ad4ef86dbee654067d5354 (MD5) Termo de ciência e autorização - Artigo.pdf: 600051 bytes, checksum: 674b2184808344996c3fcb0e0aacfdc9 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T19:27:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 prw2818-prw2818-2 (1).pdf: 337209 bytes, checksum: 40d8cd0f37ad4ef86dbee654067d5354 (MD5) Termo de ciência e autorização - Artigo.pdf: 600051 bytes, checksum: 674b2184808344996c3fcb0e0aacfdc9 (MD5) Previous issue date: 2023-11-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofPEER REVIEWpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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