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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS POSSIBILIDADES E FRAGILIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA
Autor(es): James, Luzineide de Souza
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Resumo: Este texto resulta da pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação em Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde. Tem como objeto de estudo a aprendizagem docente no Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: quais as contribuições do Programa Residência Pedagógica para a relação teoria e prática na formação inicial de professores do curso de Pedagogia? Tem como objetivo identificar as fragilidades e possibilidades do PRP para a formação inicial de professores para a educação infantil de uma instituição do sudoeste goiano, com foco na aprendizagem da docência. O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou-se como metodologia a entrevista com seis residentes do curso de Pedagogia. Os resultados sugerem que o PRP contribui para a aprendizagem da docência por meio da inserção dos estudantes na escola de educação básica, sendo um espaço de aprendizagem, contudo, foi constatado que há uma má distribuição das horas de regência, o que dificulta o diagnóstico e o planejamento de ações realizadas pelos residentes para uma inclusão maior na prática com suporte em elementos teóricos que possibilitem relacionar de forma efetiva a teoria e prática em uma perspectiva reflexiva e investigativa.
Abstract: This text is the result of research carried out in the Graduate Program in Teacher Training at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano-Campus Rio Verde. It aims to study teaching learning in the Pedagogical Residency Program (PRP). The research was conducted by the following questions: what are the contributions of the Pedagogical Residency program for the relationship between theory and practice in the initial formation of teachers in the Pedagogy course? How does this program effectively contribute for the Pedagogy course graduates to relate theory to practice in the teaching learning process? It aims to identify the weaknesses of the PRP for the initial training of teachers for early childhood education in an institution in southwest Goiás, focusing on learning to teach. A qualitative approach was used as methodology, the interview with six residents of the Pedagogy course and document analysis. The results show that the PRP contributes to the learning of teaching through the insertion of students in the basic education school, being a learning space; however, the time for this learning is insufficient, which demands a greater inclusion in the practice supported by theoretical elements that allow residents to effectively relate theory and practice in a reflective and investigative perspective.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Relação Teoria-Prática
Aprendizagem da Docência
Formação de Professores
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4253
Data do documento: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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