Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4246
Tipo: | Dissertação |
Título: | A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO-GO |
Autor(es): | Teixeira, Renata Passos |
Primeiro Orientador: | Silva, Cleber Cezar |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Cleber Cezar da |
Segundo Membro da Banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Terceiro Membro da Banca: | Xavier, Vanessa Regina Duarte |
Resumo: | O ensino de Língua Portuguesa, no decorrer dos anos e conforme implementação de documentos normatizadores, sofreu diversas modificações e, atualmente, pauta-se no estudo dos gêneros, tanto do discurso quanto textuais e, em meio a eles, são estudados os gêneros emergentes. Nessa perspectiva, a competência 5 da Base Nacional Comum Curricular, denominada popularmente como Cultura Digital preconiza, além da comunicação eficiente na internet, presente nas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, a aplicação dos conceitos de curadoria da informação nos textos a que se tem acesso, pois, além de identificar fake news, é necessário reconhecer a desinformação. Portanto, esta dissertação tem como objetivo, ao definir gêneros textual, do discurso e emergente, considerar a internet como local de comunicação. Em seguida, analisa o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio nas escolas públicas do município de Pires do Rio – GO e, após tabular os dados, desenvolve um Produto Educacional (Curso de Formação online sobre curadoria da informação) e aplica-o aos participantes da pesquisa a fim de contribuir no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. As metodologias adotadas para o desenvolvimento desta dissertação foram a revisão bibliográfica, a pesquisa através de questionário formulado com questões abertas e fechadas, e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um produto educacional para auxiliar os docentes no desenvolvimento dos conteúdos relacionados à curadoria da informação em sala de aula. Os principais teóricos que embasam esta pesquisa são: Bakhtin (1992), Marcuschi (2008; 2010), BNCC (2018), DGGO-EM (2020), Rojo (2015; 2019). Nas considerações finais, ressalta a importância de mais estudos na área e contempla a cura de informação como ato ético e cidadão. |
Abstract: | The teaching of Portuguese Language, over the years and according to the implementation of normative documents, has undergone several modifications and, currently, is based on the study of genres, both of discourse and textual, among which emerging genres are studied. In this perspective, competence 5 of the National Common Curricular Base, popularly known as Digital Culture, advocates not only for effective communication on the internet, present in Digital Information and Communication Technologies, but also for the application of information curation concepts in the texts to which one has access, because, in addition to identifying fake news, it is necessary to recognize misinformation. Therefore, this dissertation aims, by defining textual, discourse, and emergent genres, to consider the internet as a place of communication. Next, it analyzes the teaching of Portuguese Language in High School in public schools in the municipality of Pires do Rio – GO and, after tabulating the data, develops an Educational Product (an online Training Course on information curation) and applies it to the research participants in order to contribute to the teaching of Portuguese Language in High School. The methodologies adopted for the development of this dissertation were bibliographic review, research through a questionnaire formulated with open and closed questions, and the development, application, and evaluation of an educational product to assist teachers in the development of content related to information curation in the classroom. The main theorists that support this research are: Bakhtin (1992), Marcuschi (2008; 2010), BNCC (2018), DGGO-EM (2020), Rojo (2015; 2019). In the final considerations, it emphasizes the importance of further studies in the area and considers information curation as an ethical and citizen act. |
Palavras-chave: | Gêneros TDICs Ensino Médio Curadoria da Informação |
Área do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4246 |
Data do documento: | 9-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-Renata Passos Teixeira.pdf | Dissertação - PPG-ENEB | 3,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Educacional-Renata Passos Teixeira.pdf | Produto Educacional-PPG-ENEBB | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.