Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4246
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO-GO
metadata.dc.creator: Teixeira, Renata Passos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cleber Cezar
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Cleber Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Cristiane Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Vanessa Regina Duarte
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Língua Portuguesa, no decorrer dos anos e conforme implementação de documentos normatizadores, sofreu diversas modificações e, atualmente, pauta-se no estudo dos gêneros, tanto do discurso quanto textuais e, em meio a eles, são estudados os gêneros emergentes. Nessa perspectiva, a competência 5 da Base Nacional Comum Curricular, denominada popularmente como Cultura Digital preconiza, além da comunicação eficiente na internet, presente nas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, a aplicação dos conceitos de curadoria da informação nos textos a que se tem acesso, pois, além de identificar fake news, é necessário reconhecer a desinformação. Portanto, esta dissertação tem como objetivo, ao definir gêneros textual, do discurso e emergente, considerar a internet como local de comunicação. Em seguida, analisa o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio nas escolas públicas do município de Pires do Rio – GO e, após tabular os dados, desenvolve um Produto Educacional (Curso de Formação online sobre curadoria da informação) e aplica-o aos participantes da pesquisa a fim de contribuir no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. As metodologias adotadas para o desenvolvimento desta dissertação foram a revisão bibliográfica, a pesquisa através de questionário formulado com questões abertas e fechadas, e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um produto educacional para auxiliar os docentes no desenvolvimento dos conteúdos relacionados à curadoria da informação em sala de aula. Os principais teóricos que embasam esta pesquisa são: Bakhtin (1992), Marcuschi (2008; 2010), BNCC (2018), DGGO-EM (2020), Rojo (2015; 2019). Nas considerações finais, ressalta a importância de mais estudos na área e contempla a cura de informação como ato ético e cidadão.
Abstract: The teaching of Portuguese Language, over the years and according to the implementation of normative documents, has undergone several modifications and, currently, is based on the study of genres, both of discourse and textual, among which emerging genres are studied. In this perspective, competence 5 of the National Common Curricular Base, popularly known as Digital Culture, advocates not only for effective communication on the internet, present in Digital Information and Communication Technologies, but also for the application of information curation concepts in the texts to which one has access, because, in addition to identifying fake news, it is necessary to recognize misinformation. Therefore, this dissertation aims, by defining textual, discourse, and emergent genres, to consider the internet as a place of communication. Next, it analyzes the teaching of Portuguese Language in High School in public schools in the municipality of Pires do Rio – GO and, after tabulating the data, develops an Educational Product (an online Training Course on information curation) and applies it to the research participants in order to contribute to the teaching of Portuguese Language in High School. The methodologies adopted for the development of this dissertation were bibliographic review, research through a questionnaire formulated with open and closed questions, and the development, application, and evaluation of an educational product to assist teachers in the development of content related to information curation in the classroom. The main theorists that support this research are: Bakhtin (1992), Marcuschi (2008; 2010), BNCC (2018), DGGO-EM (2020), Rojo (2015; 2019). In the final considerations, it emphasizes the importance of further studies in the area and considers information curation as an ethical and citizen act.
Keywords: Gêneros
TDICs
Ensino Médio
Curadoria da Informação
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4246
Issue Date: 9-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Renata Passos Teixeira.pdfDissertação - PPG-ENEB3,56 MBAdobe PDFView/Open
Produto Educacional-Renata Passos Teixeira.pdfProduto Educacional-PPG-ENEBB1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.