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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): Araujo, Priscila Oliveira
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
Resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a educação inclusiva no que versa os diferentes olhares entre a teoria e a prática docente, considerando as inovações obtidas em termos de leis para o atendimento de alunos com algum tipo de necessidade educativa especial, como autismo, hiperatividade, Síndrome de Down, dentre outros. A partir disso, os variados estudos acerca do tema, tem demonstrado um expressivo avanço quanto a inserção de novas estratégias para que a educação inclusiva tenha de fato o seu espaço respeitado nas diferentes instituições de ensino públicas. Frente a isso, este estudo teve por objetivo verificar a importância da educação inclusiva frente aos desafios percebidos no cenário educacional nos últimos dez anos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho narrativo baseada em literaturas estruturadas, obtidas de livros e artigos científicos, provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais, tais como: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS, dentre outros. Logo, conclui-se que a educação inclusiva, como nomenclatura recente adotada para o atendimento dado aos alunos com necessidades educativas especiais tem contribuído para que novos questionamentos e apontamentos em relação as melhorias tangíveis para que este atendimento na prática aconteça de fato.
Abstract: This study has as its object of research inclusive education in terms of the different perspectives between theory and teaching practice, considering the innovations obtained in terms of laws for the care of students with some type of special educational need, such as autism, hyperactivity, Down Syndrome, among others. From this, the various studies on the subject have shown a significant advance in terms of the insertion of new strategies so that inclusive education actually has its space respected in different public educational institutions. In view of this, this study aimed to verify the importance of inclusive education in the face of the challenges perceived in the educational scenario in the last ten years. To this end, a bibliographic review of a narrative nature was carried out, based on structured literature, obtained from books and scientific articles, from conventional and virtual libraries, such as: Google academic, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS, among others. Therefore, it is concluded that inclusive education, as a recent nomenclature adopted for the care given to students with special educational needs, has contributed to new questions and notes regarding tangible improvements so that this service actually happens in practice.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Perspectivas
Prática docente
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4243
Data do documento: 21-Out-2022
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