Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.creatorAraujo, Priscila Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-16T20:01:26Z-
dc.date.available2024-02-15-
dc.date.available2024-02-16T20:01:26Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4243-
dc.description.abstractThis study has as its object of research inclusive education in terms of the different perspectives between theory and teaching practice, considering the innovations obtained in terms of laws for the care of students with some type of special educational need, such as autism, hyperactivity, Down Syndrome, among others. From this, the various studies on the subject have shown a significant advance in terms of the insertion of new strategies so that inclusive education actually has its space respected in different public educational institutions. In view of this, this study aimed to verify the importance of inclusive education in the face of the challenges perceived in the educational scenario in the last ten years. To this end, a bibliographic review of a narrative nature was carried out, based on structured literature, obtained from books and scientific articles, from conventional and virtual libraries, such as: Google academic, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS, among others. Therefore, it is concluded that inclusive education, as a recent nomenclature adopted for the care given to students with special educational needs, has contributed to new questions and notes regarding tangible improvements so that this service actually happens in practice.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto de pesquisa a educação inclusiva no que versa os diferentes olhares entre a teoria e a prática docente, considerando as inovações obtidas em termos de leis para o atendimento de alunos com algum tipo de necessidade educativa especial, como autismo, hiperatividade, Síndrome de Down, dentre outros. A partir disso, os variados estudos acerca do tema, tem demonstrado um expressivo avanço quanto a inserção de novas estratégias para que a educação inclusiva tenha de fato o seu espaço respeitado nas diferentes instituições de ensino públicas. Frente a isso, este estudo teve por objetivo verificar a importância da educação inclusiva frente aos desafios percebidos no cenário educacional nos últimos dez anos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho narrativo baseada em literaturas estruturadas, obtidas de livros e artigos científicos, provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais, tais como: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), LILACS, dentre outros. Logo, conclui-se que a educação inclusiva, como nomenclatura recente adotada para o atendimento dado aos alunos com necessidades educativas especiais tem contribuído para que novos questionamentos e apontamentos em relação as melhorias tangíveis para que este atendimento na prática aconteça de fato.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Oliveira Araujo (2018211221350219@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T17:42:19Z No. of bitstreams: 5 Termo Ciencia Priscila (1).pdf: 414566 bytes, checksum: 17704d0cc5b777c4f9b933f88fc230ed (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Priscila.pdf: 255054 bytes, checksum: 98eff93c55315ee93a6f55b2a5a72628 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Priscila.pdf: 219273 bytes, checksum: 4a255ddae7d5e063aa76bc4963a86bca (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Priscila1.pdf: 250555 bytes, checksum: 9f8e00f0671f79dfb6e5e62a066bb40d (MD5) TCC Priscila corrigido 07.11.pdf: 177109 bytes, checksum: 7ac5310c62e703214c40dbde6bc37ff4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T20:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Termo Ciencia Priscila (1).pdf: 414566 bytes, checksum: 17704d0cc5b777c4f9b933f88fc230ed (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Priscila.pdf: 255054 bytes, checksum: 98eff93c55315ee93a6f55b2a5a72628 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Priscila.pdf: 219273 bytes, checksum: 4a255ddae7d5e063aa76bc4963a86bca (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Priscila1.pdf: 250555 bytes, checksum: 9f8e00f0671f79dfb6e5e62a066bb40d (MD5) TCC Priscila corrigido 07.11.pdf: 177109 bytes, checksum: 7ac5310c62e703214c40dbde6bc37ff4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T20:01:19Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Termo Ciencia Priscila (1).pdf: 414566 bytes, checksum: 17704d0cc5b777c4f9b933f88fc230ed (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Priscila.pdf: 255054 bytes, checksum: 98eff93c55315ee93a6f55b2a5a72628 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Priscila.pdf: 219273 bytes, checksum: 4a255ddae7d5e063aa76bc4963a86bca (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Priscila1.pdf: 250555 bytes, checksum: 9f8e00f0671f79dfb6e5e62a066bb40d (MD5) TCC Priscila corrigido 07.11.pdf: 177109 bytes, checksum: 7ac5310c62e703214c40dbde6bc37ff4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-16T20:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Termo Ciencia Priscila (1).pdf: 414566 bytes, checksum: 17704d0cc5b777c4f9b933f88fc230ed (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Priscila.pdf: 255054 bytes, checksum: 98eff93c55315ee93a6f55b2a5a72628 (MD5) Anexo III - Termo de Responsabilidade Priscila.pdf: 219273 bytes, checksum: 4a255ddae7d5e063aa76bc4963a86bca (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Priscila1.pdf: 250555 bytes, checksum: 9f8e00f0671f79dfb6e5e62a066bb40d (MD5) TCC Priscila corrigido 07.11.pdf: 177109 bytes, checksum: 7ac5310c62e703214c40dbde6bc37ff4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Ciencia Priscila (1).pdf404,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Priscila.pdf249,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC Priscila corrigido 07.11.pdf172,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.