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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: INCLUSÃO ESCOLAR: FUNDAMENTOS E ATRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO
Autor(es): Araujo, Helenita de Oliveira
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
Resumo: o escopo deste estudo é a inclusão escolar na perspectiva de fundamentos e atribuições do pedagogo em sua prática diária de sala de aula. Assim, como movimento mundial, a inclusão escolar prevê direitos iguais a todos em relação ao acesso a escola, direitos de aprendizagem e demais aspectos que contemplem essa questão temática. Contudo, sabe-se que a teoria ainda se distanciam do que de fato vive-se no dia a dia das instituições de ensino. Dessa maneira, torna-se relevante verificar quais os conhecimentos e práticas tem fundamentado a formação de pedagogos em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência, logo, o objetivo deste estudo apresentar a inclusão escolar em relação aos fundamentos e atribuições do pedagogo para a melhoria da inclusão, tão importante para a educação. Para responder ao objetivo do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho narrativo baseada em bibliotecas virtuais, a partir de sites como o google acadêmico, Bireme, SCIELO, bem como o uso de dispositivos legais sobre o assunto, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos. A partir do exposto, conclui-se que a inclusão escolar no contexto de fundamentos e atribuições do pedagogo ainda necessite de uma formação inicial para atender os alunos com necessidades educativas especiais já que pois a realidade vivenciada nas instituições de ensino não contempla as reais necessidades de aprendizagem desses alunos.
Abstract: the scope of this study is school inclusion in the perspective of the pedagogue's foundations and attributions in his daily classroom practice. thus, as a worldwide movement, school inclusion provides equal rights to all in relation to access to school, learning rights and other aspects that contemplate this movement. however, it is known that the reality between theory and practice is still far from what is actually experienced in the day-to-day life of educational institutions. In this way, it becomes relevant to verify which knowledge and practices have supported the training of pedagogues in relation to the school inclusion of students with disabilities. the improvement of this movement so important for education. To respond to the objective of the study, a bibliographic review of a narrative nature was carried out based on virtual libraries, from sites such as google academic, Bireme, SCIELO, as well as the use of legal provisions on the subject, such as the federal constitution of 1988. , the law of guidelines and bases of education nº 9.394/96, the National Curricular Common Base (BNCC), among other documents. From the above, it can be concluded that school inclusion in the context of the pedagogue's fundamentals and attributions still needs adjustments, since the reality experienced in educational institutions does not contemplate the real learning needs of these students.
Palavras-chave: inclusão escolar
perspectivas
fundamentos
pedagogo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4242
Data do documento: 21-Out-2022
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