Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.creatorAraujo, Helenita de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088651590799634pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T17:20:58Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-16T17:20:58Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4242-
dc.description.abstractthe scope of this study is school inclusion in the perspective of the pedagogue's foundations and attributions in his daily classroom practice. thus, as a worldwide movement, school inclusion provides equal rights to all in relation to access to school, learning rights and other aspects that contemplate this movement. however, it is known that the reality between theory and practice is still far from what is actually experienced in the day-to-day life of educational institutions. In this way, it becomes relevant to verify which knowledge and practices have supported the training of pedagogues in relation to the school inclusion of students with disabilities. the improvement of this movement so important for education. To respond to the objective of the study, a bibliographic review of a narrative nature was carried out based on virtual libraries, from sites such as google academic, Bireme, SCIELO, as well as the use of legal provisions on the subject, such as the federal constitution of 1988. , the law of guidelines and bases of education nº 9.394/96, the National Curricular Common Base (BNCC), among other documents. From the above, it can be concluded that school inclusion in the context of the pedagogue's fundamentals and attributions still needs adjustments, since the reality experienced in educational institutions does not contemplate the real learning needs of these students.pt_BR
dc.description.resumoo escopo deste estudo é a inclusão escolar na perspectiva de fundamentos e atribuições do pedagogo em sua prática diária de sala de aula. Assim, como movimento mundial, a inclusão escolar prevê direitos iguais a todos em relação ao acesso a escola, direitos de aprendizagem e demais aspectos que contemplem essa questão temática. Contudo, sabe-se que a teoria ainda se distanciam do que de fato vive-se no dia a dia das instituições de ensino. Dessa maneira, torna-se relevante verificar quais os conhecimentos e práticas tem fundamentado a formação de pedagogos em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência, logo, o objetivo deste estudo apresentar a inclusão escolar em relação aos fundamentos e atribuições do pedagogo para a melhoria da inclusão, tão importante para a educação. Para responder ao objetivo do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho narrativo baseada em bibliotecas virtuais, a partir de sites como o google acadêmico, Bireme, SCIELO, bem como o uso de dispositivos legais sobre o assunto, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros documentos. A partir do exposto, conclui-se que a inclusão escolar no contexto de fundamentos e atribuições do pedagogo ainda necessite de uma formação inicial para atender os alunos com necessidades educativas especiais já que pois a realidade vivenciada nas instituições de ensino não contempla as reais necessidades de aprendizagem desses alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Helenita Oliveira de Araujo (2018211221350200@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T16:01:18Z No. of bitstreams: 4 Termo Ciencia Helenita.pdf: 380224 bytes, checksum: 91c1f4d3db4b9219f8eb699e5cfc97a6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Helenita.pdf: 252885 bytes, checksum: 86321125896ee768dd74f3aa77cb52d7 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Helenita1.pdf: 251196 bytes, checksum: 6c8c7630e8399eee10f0d71a392044e5 (MD5) TCC Helenita-05.11 .pdf: 302089 bytes, checksum: d279502dbaa56eb1e6a83e9fedcc9c70 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T17:20:45Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Termo Ciencia Helenita.pdf: 380224 bytes, checksum: 91c1f4d3db4b9219f8eb699e5cfc97a6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Helenita.pdf: 252885 bytes, checksum: 86321125896ee768dd74f3aa77cb52d7 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Helenita1.pdf: 251196 bytes, checksum: 6c8c7630e8399eee10f0d71a392044e5 (MD5) TCC Helenita-05.11 .pdf: 302089 bytes, checksum: d279502dbaa56eb1e6a83e9fedcc9c70 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-16T17:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Termo Ciencia Helenita.pdf: 380224 bytes, checksum: 91c1f4d3db4b9219f8eb699e5cfc97a6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Helenita.pdf: 252885 bytes, checksum: 86321125896ee768dd74f3aa77cb52d7 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Helenita1.pdf: 251196 bytes, checksum: 6c8c7630e8399eee10f0d71a392044e5 (MD5) TCC Helenita-05.11 .pdf: 302089 bytes, checksum: d279502dbaa56eb1e6a83e9fedcc9c70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-16T17:20:58Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Termo Ciencia Helenita.pdf: 380224 bytes, checksum: 91c1f4d3db4b9219f8eb699e5cfc97a6 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Helenita.pdf: 252885 bytes, checksum: 86321125896ee768dd74f3aa77cb52d7 (MD5) Anexo IV - Ficha de Avaliação-Helenita1.pdf: 251196 bytes, checksum: 6c8c7630e8399eee10f0d71a392044e5 (MD5) TCC Helenita-05.11 .pdf: 302089 bytes, checksum: d279502dbaa56eb1e6a83e9fedcc9c70 (MD5) Previous issue date: 2022-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinclusão escolarpt_BR
dc.subjectperspectivaspt_BR
dc.subjectfundamentospt_BR
dc.subjectpedagogopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINCLUSÃO ESCOLAR: FUNDAMENTOS E ATRIBUIÇÃO DO PEDAGOGOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Ciencia Helenita.pdf371,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Helenita.pdf246,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC Helenita-05.11 .pdf295,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.