Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MÉTODOS DA AVALIAÇÃO NA INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(es): Araujo, Lorrana Carneiro Oliveira de
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
Resumo: Este trabalho tem como escopo os métodos avaliativos que podem ser utilizados na perspectiva da inclusão escolar e como tal, apresenta os conceitos evolucionistas da educação inclusiva e as diferentes formas de avaliar os alunos com necessidades educativas especiais, considerando suas limitações e o tempo de aprendizagem. Nesse contexto, a avaliação é tida como um instrumento de identificar habilidades que os alunos da inclusão conseguem realizar no processo de aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi investigar por meio de uma revisão bibliográfica quais os instrumentos avaliativos que devem ser aplicados a fim de avaliar de forma justa e adequada os alunos da inclusão escolar. Para realizar o estudo, fez-se uso de uma revisão bibliográfica de cunho narrativo, a partir de buscas na base de dados em bibliotecas virtuais, em sites da Educação, como o Brasil escola, Google acadêmico, SCIELO, dentre outros. Conclui-se que a escola deve estar preparada para lidar com a avaliação e as diferentes formas de adequação desses instrumentos para ser aplicada com os alunos que têm algum tipo de necessidade educativa especial. Sendo assim, essa avaliação, tende a se pautar nas possiblidades que os sujeitos que constituem a inclusão escolar, possuem em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This work has as its scope the evaluation methods that can be used in the perspective of school inclusion and as such, presents the evolutionary concepts of inclusive education and the different ways of evaluating students with special educational needs, considering their limitations and the time of learning. In this context, assessment is seen as an instrument to identify skills that inclusion students are able to achieve in the learning process. In this way, the objective of the study was to investigate, through a bibliographic review, which evaluative instruments should be applied in order to assess in a fair and adequate way the students of school inclusion. To carry out the study, a bibliographic review of a narrative nature was used, based on searches in the database in virtual libraries, on education sites, such as Brasil Escola, Google academic, SCIELO, among others. It is concluded that the school must be prepared to deal with the evaluation and the different ways of adapting these instruments to be applied with students who have some type of special educational need. Therefore, this assessment tends to be guided by the possibilities that the subjects that constitute school inclusion have in relation to the teaching and learning process.
Palavras-chave: Avaliação
Métodos
Inclusão escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4239
Data do documento: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Lorrana.pdf248,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Ciência Lorrana (1).pdf363,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC Lorrana 07.11.pdf237,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.