Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4237
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(es): Lima, Amanda
Primeiro Orientador: Belisário, Celso Martins
Resumo: Este Trabalho de Curso teve como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Médio de um Colégio Estadual no Município de Rio Verde-GO, durante as aulas de Química (atomística), se embasando na perspectiva Vygotskiana, a fim de sinalizar contributos destas para o processo de ensino/aprendizagem de Química dos alunos e dos professores. Na turma da primeira série do Ensino Médio, é a primeira vez que os alunos têm contato com a disciplina de Química isoladamente, e muitas são as dificuldades enfrentadas por eles e pelos professores em aprender e ensinar Química, seja pela complexidade da matéria ou até mesmo por um preconceito, que cria um abismo entre professor e aluno. Portanto, se faz necessário que o professor busque meios e novas metodologias para aproximar e despertar o interesse do aluno ao estudo da disciplina. O estudo de abordagem qualitativa de caráter investigativo desenvolveu-se em três momentos, sendo inicialmente uma sondagem com o intuito de identificar o Nível de Desenvolvimento Real (NRD) do aluno, seguido da aplicação de aula dialogada sobre os modelos atômicos e uma prática utilizando a mediação e colaboração dos alunos com base no que foi identificado com a sondagem. E por fim, foi apresentado um seminário para diagnóstico da aderência e funcionalidade das teorias do autor. Os resultados desse trabalho evidenciaram que, o método de ensino/aprendizagem de Vygotsky, contribui muito para esse processo, porém enfrenta alguns obstáculos, devido a parte central do método ser baseado na mediação/interação entre aluno e professor, necessitando que o professor atue na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do aluno. Assim, se revela que a teoria de Vygotsky pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, além de oportunizar a ampliação da discussão sobre as ideias do autor que estão influenciando as pesquisas em Ensino de Química. Entretanto é fundamental entender que cada turma está num cenário diferente, e que cada mediação terá que ser ajustada aquela realidade.
Abstract: This Course Work aimed to analyze the cognitive development of high school students at a State College in the Municipality of Rio Verde-GO, during Chemistry (atomistic) classes, based on the Vygotskian perspective, in order to highlight their contributions to the Chemistry teaching/learning process for students and teachers. In the first year of high school, it is the first time that students have contact with the subject of Chemistry alone, and there are many difficulties faced by them and teachers in learning and teaching Chemistry, whether due to the complexity of the subject or even due to prejudice, which creates an abyss between teacher and student. Therefore, it is necessary for the teacher to look for ways and new methodologies to bring students closer and interest them in studying the subject. The study with a qualitative approach of an investigative nature was developed in three moments, initially being a survey with the aim of identifying the student's Real Development Level (NRD), followed by the application of a dialogued class on atomic models and a practice using the mediation and collaboration of students based on what was identified with the survey. And finally, a seminar was presented to diagnose the adherence and functionality of the author's theories. The results of this work showed that Vygotsky's teaching/learning method contributes greatly to this process, but faces some obstacles, due to the central part of the method being based on mediation/interaction between student and teacher, requiring the teacher to act in Student's Zone of Proximal Development (ZPD). Thus, it is revealed that Vygotsky's theory can contribute to the teaching-learning process, in addition to providing opportunities to expand the discussion about the author's ideas that are influencing research in Chemistry Teaching. However, it is essential to understand that each class is in a different scenario, and that each mediation will have to be adjusted to that reality.
Palavras-chave: Vigotsky
Educação
Átomo
Aprendizagem
Residência Pedagógica
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4237
Data do documento: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AMANDA- repositorio.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.