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Tipo: Dissertação
Título: UMA PROVA DE CONCEITO DE UM APLICATIVO WEB PARA ANÁLISE DE PÓRTICOS PLANOS
Autor(es): Sousa, Charles França
Primeiro Orientador: Sales, Marcel Willian Reis
Primeiro Coorientador: Alves, Michell Macedo
Primeiro Membro da Banca: Alves, Michell Macedo
Segundo Membro da Banca: Junior, Wanderlei Malaquias Pereira
Terceiro Membro da Banca: Sales, Marcel Willian Reis
Quarto Membro da Banca: Martha, Luiz Fernando Campos Ramos
Resumo: O método dos elementos finitos tem sido usado para diversos fins na engenharia, mas principalmente para análise estrutura. Neste sentido, o ensino deste método tem evoluído para cada vez mais auxiliar no aprendizado dos estudantes. Por isso, o uso de softwares em sala de aula tem se tornado uma excelente forma de ensinar e aplicar modelos práticos na engenharia. Apesar disso, a maioria dos softwares para refinamento de malhas, são aplicações para desktops, e são de alto custo financeiro. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo a propor uma aplicação web com computação gráfica com a finalidade de ser usado de forma educacional para ensino e analise pórticos planos. Para o desenvolvimento da revisão sistemática foi utilizado o software StArt, possuindo três etapas, sendo elas: 1) o protocolo que é o planejamento do estudo, execução que é responsável pela identificação, 2) seleção e extração dos estudos e 3) sumarização, que é composto pelos gráficos e resultado da revisão. Os resultados mostram que há uma quantidade diversificada de softwares web para auxílio do ensino em diversas áreas, entretanto para o ensino de métodos de elementos finitos com engenharias de estruturas em web, que seja gratuito, não foi encontrado ocasionando uma carência dessa aplicação. No capítulo 02 desta dissertação está previsto para ser concluso o desenvolvimento do software educacional WEB, para auxílio dos alunos de graduação e pósgraduação no desenvolvimento de método dos elementos finitos de forma online e gratuita.
Abstract: The finite element method has been used for various purposes in engineering, but mainly for structural analysis. In this sense, the teaching of this method has evolved to increasingly assist students in learning. Therefore, the use of software in the classroom has become an excellent way to teach and apply practical engineering models. Despite this, most software for mesh refinement are desktop applications and have a high financial cost. Therefore, this work aims to propose a web application with computer graphics with the purpose of being used in an educational way for teaching and analyzing flat frames. For the development of the systematic review, the StArt software was used, having three stages, namely: 1) the protocol which is the study planning, execution which is responsible for identification, 2) selection and selection of studies and 3) summarization, which It consists of graphics and review results. The results show that there is a distributed amount of web software to aid teaching in different areas, however for teaching finite element methods with structural engineering on the web, which, as it is free, was not found, causing a lack of this application. In chapter 02 of this dissertation, the development of the WEB educational software is expected to be completed, to assist undergraduate and postgraduate students in developing the finite element method online and free of charge.
Palavras-chave: Software educacional
Orientação a objeto
Geração de malhas
Elementos pórticos
Área do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4223
Data do documento: 1-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

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