Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sales, Marcel Willian Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9796359192239594pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Michell Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833773173320606pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Michell Macedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833773173320606pt_BR
dc.contributor.referee2Junior, Wanderlei Malaquias Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2268506213083114pt_BR
dc.contributor.referee3Sales, Marcel Willian Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9796359192239594pt_BR
dc.contributor.referee4Martha, Luiz Fernando Campos Ramos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2540733672905515pt_BR
dc.creatorSousa, Charles França-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4912628754987664pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T00:39:04Z-
dc.date.available2023-12-22-
dc.date.available2024-02-15T00:39:04Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4223-
dc.description.abstractThe finite element method has been used for various purposes in engineering, but mainly for structural analysis. In this sense, the teaching of this method has evolved to increasingly assist students in learning. Therefore, the use of software in the classroom has become an excellent way to teach and apply practical engineering models. Despite this, most software for mesh refinement are desktop applications and have a high financial cost. Therefore, this work aims to propose a web application with computer graphics with the purpose of being used in an educational way for teaching and analyzing flat frames. For the development of the systematic review, the StArt software was used, having three stages, namely: 1) the protocol which is the study planning, execution which is responsible for identification, 2) selection and selection of studies and 3) summarization, which It consists of graphics and review results. The results show that there is a distributed amount of web software to aid teaching in different areas, however for teaching finite element methods with structural engineering on the web, which, as it is free, was not found, causing a lack of this application. In chapter 02 of this dissertation, the development of the WEB educational software is expected to be completed, to assist undergraduate and postgraduate students in developing the finite element method online and free of charge.pt_BR
dc.description.resumoO método dos elementos finitos tem sido usado para diversos fins na engenharia, mas principalmente para análise estrutura. Neste sentido, o ensino deste método tem evoluído para cada vez mais auxiliar no aprendizado dos estudantes. Por isso, o uso de softwares em sala de aula tem se tornado uma excelente forma de ensinar e aplicar modelos práticos na engenharia. Apesar disso, a maioria dos softwares para refinamento de malhas, são aplicações para desktops, e são de alto custo financeiro. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo a propor uma aplicação web com computação gráfica com a finalidade de ser usado de forma educacional para ensino e analise pórticos planos. Para o desenvolvimento da revisão sistemática foi utilizado o software StArt, possuindo três etapas, sendo elas: 1) o protocolo que é o planejamento do estudo, execução que é responsável pela identificação, 2) seleção e extração dos estudos e 3) sumarização, que é composto pelos gráficos e resultado da revisão. Os resultados mostram que há uma quantidade diversificada de softwares web para auxílio do ensino em diversas áreas, entretanto para o ensino de métodos de elementos finitos com engenharias de estruturas em web, que seja gratuito, não foi encontrado ocasionando uma carência dessa aplicação. No capítulo 02 desta dissertação está previsto para ser concluso o desenvolvimento do software educacional WEB, para auxílio dos alunos de graduação e pósgraduação no desenvolvimento de método dos elementos finitos de forma online e gratuita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Charles França de Sousa (charles.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-16T02:15:00Z No. of bitstreams: 1 Corrigido novo.pdf: 25175134 bytes, checksum: 075130de947996e3b1d792401f4e3f56 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado CHARLES, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE e a ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-12-18T19:06:17Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Charles França de Sousa (charles.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-09T20:40:49Z No. of bitstreams: 1 Corrigidooo oficial.pdf: 4283841 bytes, checksum: fae179cc6cc37831e434266b25debbd8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-15T00:36:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Corrigidooo oficial.pdf: 4283841 bytes, checksum: fae179cc6cc37831e434266b25debbd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T00:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Corrigidooo oficial.pdf: 4283841 bytes, checksum: fae179cc6cc37831e434266b25debbd8 (MD5) Previous issue date: 2023-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectOrientação a objetopt_BR
dc.subjectGeração de malhaspt_BR
dc.subjectElementos pórticospt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
dc.titleUMA PROVA DE CONCEITO DE UM APLICATIVO WEB PARA ANÁLISE DE PÓRTICOS PLANOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Charles França de Sousa.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons