Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Autor(es): Santos, Samuel Pessoa Soares dos
Primeiro Orientador: Darosci, Adriano Antonio Brito
Resumo: O ensino-aprendizagem em botânica enfrenta inúmeras dificuldades relacionadas à compreensão por parte dos estudantes. Isso ocorre pela falta de interesse, tanto dos discentes quanto dos docentes, ausência de aulas práticas e metodologias teóricas e abstratas utilizadas pelos profissionais da educação. Metodologias ativas e aulas práticas podem auxiliar na mudança dessa realidade. O aprendizado por meio de aulas práticas se torna mais dinâmico e envolvente, oferecendo interação e interpretação por parte dos estudantes e desenvolvendo diversas potencialidades e habilidades. Contudo, apesar do papel fundamental nas escolas, poucas práticas de ensino contemporâneas em botânica estão disponíveis para reprodução, após serem, devidamente, testadas e aprovadas. O objetivo deste trabalho é compendiar diversas práticas eficientes ao ensino-aprendizagem de botânica, disponíveis na literatura científica, visando a produção de cartilha didática aos docentes. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura na plataforma de pesquisa Google acadêmico utilizando palavras-chave relacionadas às práticas de Botânica. Apenas artigos publicados entre 2016 e 2022 e que detalham as práticas e aprovam sua eficiência foram considerados. Ao final, sete artigos foram utilizados para compor a proposta de cartilha didática para o ensino prático de botânica e apontar algumas lacunas, como a referente ao ensino prático de anatomia vegetal. A estrutura desse material está coerente com objetivo de contribuir com a compreensão dos conceitos botânicos e tornar o ensino mais dinâmico e atraente.
Palavras-chave: Biologia
Didática
Metodologia ativa
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Samuel Pessoa Soares dos Santos.pdf44,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.