Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Darosci, Adriano Antonio Brito | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4539795481921184 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Samuel Pessoa Soares dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T14:35:19Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T14:35:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197 | - |
dc.description.resumo | O ensino-aprendizagem em botânica enfrenta inúmeras dificuldades relacionadas à compreensão por parte dos estudantes. Isso ocorre pela falta de interesse, tanto dos discentes quanto dos docentes, ausência de aulas práticas e metodologias teóricas e abstratas utilizadas pelos profissionais da educação. Metodologias ativas e aulas práticas podem auxiliar na mudança dessa realidade. O aprendizado por meio de aulas práticas se torna mais dinâmico e envolvente, oferecendo interação e interpretação por parte dos estudantes e desenvolvendo diversas potencialidades e habilidades. Contudo, apesar do papel fundamental nas escolas, poucas práticas de ensino contemporâneas em botânica estão disponíveis para reprodução, após serem, devidamente, testadas e aprovadas. O objetivo deste trabalho é compendiar diversas práticas eficientes ao ensino-aprendizagem de botânica, disponíveis na literatura científica, visando a produção de cartilha didática aos docentes. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura na plataforma de pesquisa Google acadêmico utilizando palavras-chave relacionadas às práticas de Botânica. Apenas artigos publicados entre 2016 e 2022 e que detalham as práticas e aprovam sua eficiência foram considerados. Ao final, sete artigos foram utilizados para compor a proposta de cartilha didática para o ensino prático de botânica e apontar algumas lacunas, como a referente ao ensino prático de anatomia vegetal. A estrutura desse material está coerente com objetivo de contribuir com a compreensão dos conceitos botânicos e tornar o ensino mais dinâmico e atraente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Samuel Pessoa Soares dos Santos (samuel.soares@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-04T03:02:34Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-05T14:32:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-05T14:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.description.sponsorship | Outra agência de fomento (descrever no resumo/abstract) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Posse | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.title | PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Samuel Pessoa Soares dos Santos.pdf | 44,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.