Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Darosci, Adriano Antonio Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4539795481921184pt_BR
dc.creatorSantos, Samuel Pessoa Soares dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T14:35:19Z-
dc.date.available2024-02-05T14:35:19Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4197-
dc.description.resumoO ensino-aprendizagem em botânica enfrenta inúmeras dificuldades relacionadas à compreensão por parte dos estudantes. Isso ocorre pela falta de interesse, tanto dos discentes quanto dos docentes, ausência de aulas práticas e metodologias teóricas e abstratas utilizadas pelos profissionais da educação. Metodologias ativas e aulas práticas podem auxiliar na mudança dessa realidade. O aprendizado por meio de aulas práticas se torna mais dinâmico e envolvente, oferecendo interação e interpretação por parte dos estudantes e desenvolvendo diversas potencialidades e habilidades. Contudo, apesar do papel fundamental nas escolas, poucas práticas de ensino contemporâneas em botânica estão disponíveis para reprodução, após serem, devidamente, testadas e aprovadas. O objetivo deste trabalho é compendiar diversas práticas eficientes ao ensino-aprendizagem de botânica, disponíveis na literatura científica, visando a produção de cartilha didática aos docentes. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura na plataforma de pesquisa Google acadêmico utilizando palavras-chave relacionadas às práticas de Botânica. Apenas artigos publicados entre 2016 e 2022 e que detalham as práticas e aprovam sua eficiência foram considerados. Ao final, sete artigos foram utilizados para compor a proposta de cartilha didática para o ensino prático de botânica e apontar algumas lacunas, como a referente ao ensino prático de anatomia vegetal. A estrutura desse material está coerente com objetivo de contribuir com a compreensão dos conceitos botânicos e tornar o ensino mais dinâmico e atraente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Samuel Pessoa Soares dos Santos (samuel.soares@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-04T03:02:34Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-05T14:32:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-05T14:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO PROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.docx (7).pdf: 45377017 bytes, checksum: cb0aa75af46c4b3f5bb222737f0edaf4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.titlePROPOSTA DE CARTILHA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Samuel Pessoa Soares dos Santos.pdf44,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.