Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4178
Tipo: Dissertação
Título: A MATERIALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO OMNILATERAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE: DISCURSOS, DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
Título(s) alternativo(s): The Materialization of Omnilateral Training in Goiano Federal Institute - Trindade Campus: Speeches, Challenges and Propositions
Autor(es): Domingues, Ângela
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos
Resumo: Por meio da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Governo Federal instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando assim os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A formação desenvolvida pelas instituições que compõem essa rede coaduna com a categoria de formação omnilateral, que destaca o papel de formação do trabalho quando ligado à instrução, pois nesta categoria procura-se não apenas analisar a ontologia do trabalho na vida do homem enquanto ser social, mas também inserir o caráter político em seu sentido histórico. Nessa expectativa, a investigação problematizou como os docentes do IF Goiano – Campus Trindade entendem a formação omnilateral e como ela se realiza em suas práticas pedagógicas revelando êxitos e desafios dessa materialização. A partir dessa problemática, definiu-se como objetivo geral identificar nas práticas político-pedagógicas dos agentes institucionais do IF Goiano – Campus Trindade possibilidades, desafios e perspectivas para a materialização de uma formação omnilateral. E como objetivos específicos: Caracterizar o perfil formativo dos docentes do IF Goiano - Câmpus Trindade selecionados para a investigação; Identificar nos relatos/discursos docentes da área do ensino da instituição investigada os êxitos, as dificuldades e os desafios evidenciados em suas práticas político-pedagógicas; Organizar um evento em formato de Simpósio com o tema: Trabalho Docente e Formação omnilateral: uma reflexão político-pedagógica no IF Goiano - Campus Trindade como produto educacional, vislumbrando compartilhar reflexões e inquietações proporcionadas pela investigação e contribuir com a formação continuada dos docentes da instituição. Como metodologia, definiu-se a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários. O lócus da pesquisa foi o IF Goiano Câmpus Trindade. A partir da análise da percepção dos entrevistados sobre o trabalho docente e as práticas pedagógicas integradoras foi possível inferir que eles têm uma visão de que o professor tem função para além de transmissor do conhecimento e que o trabalho docente deve articular a realidade com o conhecimento. No que tange à formação Omnilateral, observou-se que os professores possuem conhecimentos relacionados à temática. Diante dos resultados apreendidos, a investigação proporcionou o produto educacional intitulado “Trabalho Docente e Formação Omnilateral no IF Goiano -Câmpus Trindade”, cuja efetividade foi constatada na avaliação realizada pelos participantes. O Simpósio foi efetivo e promoveu conhecimento sobre a temática aos sujeitos de diferentes lugares, o que demonstra a necessidade de que o mesmo tenha continuidade, abordando outros assuntos, principalmente relacionados a aspectos como as práticas pedagógicas voltadas para a formação Omnilateral, sua articulação com o currículo integrado e o desenvolvimento de atividades que se relacionam com a pesquisa e a extensão, para que os sujeitos envolvidos possam aprimorar as suas práticas pedagógicas de forma a proporcionar o processo de humanização dos estudantes da EPT.
Abstract: Through Law No. 11,892 of December 29, 2008, the federal government established the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, thus creating the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). The training developed by the institutions that make up this network is in line with the category of omnilateral training, which highlights the role of work training when linked to instruction, since this category seeks not only to analyze the ontology of work in the life of man as a social being, but also to insert the political character in its historical sense. With this in mind, the research questioned how IF Goiano - Campus Trindade teachers understand omnilateral education and how it is realized in their pedagogical practices, revealing the successes and challenges of this materialization. Based on this problem, the general objective is to identify the possibilities, challenges and perspectives for the materialization of omnilateral education in the political-pedagogical practices of the institutional agents of IF Goiano - Campus Trindade. And as specific objectives: To characterize the training profile of the IF Goiano - Trindade Campus teachers selected for the investigation; To identify in the reports/discourses of teachers and managers in the teaching area of the institution investigated the successes, difficulties and challenges evidenced in their political-pedagogical practices; To organize an event in the form of a Symposium with the theme: Teaching Work and Omnilateral Education: a political-pedagogical reflection at IF Goiano - Campus Trindade, as an educational product, with the aim of sharing reflections and concerns raised by the research and contributing to the continuing education of the institution's teachers. The methodology was qualitative research, using interviews and questionnaires as data collection tools. The locus of the research was the IF Goiano Câmpus Trindade. From the analysis of the interviewees' perceptions of teaching work and integrative pedagogical practices, it is possible to infer that they have a view that the teacher has a role beyond transmitting knowledge and that teaching work must articulate reality with knowledge. With regard to omnilateral education, it can be seen that the teachers have knowledge of the subject. In view of the results obtained, the research provided the educational product entitled, "Teaching Work and Omnilateral Training at IF Goiano - Campus Trindade", whose effectiveness was seen in the evaluation carried out by the participants. The Symposium was effective and provided subjects from different places with knowledge on the subject, which demonstrates the need for it to continue, addressing other issues, mainly related to aspects such as pedagogical practices aimed at Omnilateral Education, its articulation with the integrated curriculum and its development in activities that are related to research and extension, so that the subjects involved can improve their pedagogical practices in order to provide the humanization process for EFA students.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Trabalho Docente
Formação Omnilateral
Práticas Pedagógicas Integradoras
Produto Educacional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4178
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Angela Claudia Dias Domingues.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons