Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/416
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: LET´S GO!: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA EM ASSASSIN´S CREED UNITY
metadata.dc.creator: Cury, Everton Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Jeronimo, Laiane Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Este artigo procura apresentar reflexões sobre a utilização do jogo Assassin´s Creed Unity como recursos didáticos no ensino da Revolução Francesa. A proposta é gerar uma discussão conceitual que levou em conta alguns pensadores que acreditam no sucesso de metodologias e estratégias mais imersivas nas práticas pedagógicas como Soares (2013), Peixoto (2016) e Lima (2015), e também trazendo conceitos como a representação de Chartier (1991), para ilustrar como imagens, cenários, personagens e atividades no jogo podem ser usadas de forma a auxiliar o professor em seu processo de ensino aprendizagem com os alunos. Acredito que o intuito do trabalho tenha sido alcançado uma vez que dedicamos uma parte dele para demonstrar como o jogo pode na prática servir como um facilitador e gerador de entendimento mais prazeroso para o ensino da Revolução Francesa, não devemos é claro desconsiderar e descartar o uso de outras práticas pedagógicas como o livro didático e aulas expositivas, como aliados e até mesmo base para o uso do Assassins Creed Unity no que tange o ensino da Revolução. Então acredito que jogos não didáticos como Assassins Creed Unity, podem sim ser utilizados em salas de aula para auxiliar a visualização de conteúdos distantes dos alunos, tanto em história que é o mote principal do artigo, como em outras disciplinas que não são tratados aqui. Este trabalho não tem o intuito de ser uma fala definitiva sobre jogos e ensino de história, essa discussão é muito maior do que poderia caber em um trabalho de tão parcas páginas, desta forma podemos elevar essa discussão em um outro momento com mais abrangência.
Abstract: This article tries to present reflections on the use of the game Assassin's Creed Unity as didactic resources in the teaching of the French Revolution. The proposal is to generate a conceptual discussion that took into account some thinkers who believe in the success of more immersive methodologies and strategies in pedagogical practices like Soares (2013), Peixoto (2016) and Lima (2015), and also bringing concepts such as the representation of Chartier (1991), to illustrate how images, scenarios, characters and activities in the game can be used in a way to assist the teacher in his teaching teaching process with the students. I believe that the purpose of the work has been achieved since we have devoted a part of it to demonstrate how the game can in practice serve as a facilitator and generator of more pleasant understanding for the teaching of the French Revolution, we must not disregard and discard the use of other pedagogical practices like the didactic book and expositive classes, as allies and even base for the use of Assassins Creed Unity in what concerns the teaching of the Revolution. So I believe non-didactic games like Assassins Creed Unity can be used in classrooms to aid in the visualization of distant contents of students, both in history that is the main motto of the article and in other disciplines that are not dealt with here. This work is not intended to be a definitive talk about games and history teaching, this discussion is much larger than could fit into a work of such a few pages, in this way we can raise this discussion in another time with more comprehensiveness.
Keywords: Videogame
Práticas Pedagógicas
Revolução Francesa
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/416
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_EvertonDiasCury.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.