Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4154
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS IMPACTOS DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS, INOVAÇÕES E CENÁRIO FUTURO
Título(s) alternativo(s): Os Impactos da Pandemia para Educação Brasileira: Desafios, Inovações e Cenário Futuro
Autor(es): Gonçalves, Suelma de Jesus
Primeiro Orientador: Santos, Andriene Lizandra
Resumo: Este trabalho investiga os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira, destacando desafios, inovações e estratégias de preparação para o futuro. Abordando a transição para o ensino remoto, exploramos as disparidades no acesso à educação, analisando as desigualdades socioeconômicas e regionais. Os desafios enfrentados por alunos, educadores e pais, incluindo questões de saúde mental, são examinados em profundidade. Destacamos inovações no ensino, desde a adoção acelerada de tecnologias educacionais até a promoção de metodologias ativas e o surgimento do ensino híbrido. Discutimos como essas inovações não apenas enfrentaram os desafios da pandemia, mas também ofereceram oportunidades para uma educação mais flexível e adaptável. Ao abordar a preparação para futuras crises, enfatizamos a importância da prontidão tecnológica, equidade no acesso, flexibilidade nas práticas educacionais e estratégias para apoiar a saúde mental. Este TCC visa contribuir para a compreensão abrangente dos impactos da pandemia na educação, oferecendo insights sobre como superar desafios, promover inovações sustentáveis e preparar o sistema educacional para enfrentar crises emergentes no cenário brasileiro.
Abstract: This work investigates the impact of the COVID-19 pandemic on Brazilian education, highlighting challenges, innovations and preparation strategies for the future. In addressing the transition to distance learning, we explore disparities in access to education, analysing socio-economic and regional inequalities. The challenges faced by students, educators and parents, including mental health issues, are examined in depth. We highlight innovations in teaching, from the accelerated adoption of educational technologies to the promotion of active methodologies and the emergence of hybrid teaching. We discussed how these innovations not only faced the challenges of the pandemic, but also offered opportunities for a more flexible and adaptable education. In addressing preparedness for future crises, we emphasize the importance of technological readiness, equity in access, flexibility in educational practices and strategies to support mental health. This TCC aims to contribute to the comprehensive understanding of the impact of the pandemic on education, offering insights on how to overcome challenges, promote sustainable innovations and prepare the educational system to face emerging crises on the Brazilian scene.
Palavras-chave: Educação
COVID-19
Pandemia
Ensino Híbrido
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4154
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf209,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf531,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf274,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.