Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Andriene Lizandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625438349939388pt_BR
dc.creatorGonçalves, Suelma de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113823620517637pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T17:14:41Z-
dc.date.available2024-01-16-
dc.date.available2024-01-18T17:14:41Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4154-
dc.description.abstractThis work investigates the impact of the COVID-19 pandemic on Brazilian education, highlighting challenges, innovations and preparation strategies for the future. In addressing the transition to distance learning, we explore disparities in access to education, analysing socio-economic and regional inequalities. The challenges faced by students, educators and parents, including mental health issues, are examined in depth. We highlight innovations in teaching, from the accelerated adoption of educational technologies to the promotion of active methodologies and the emergence of hybrid teaching. We discussed how these innovations not only faced the challenges of the pandemic, but also offered opportunities for a more flexible and adaptable education. In addressing preparedness for future crises, we emphasize the importance of technological readiness, equity in access, flexibility in educational practices and strategies to support mental health. This TCC aims to contribute to the comprehensive understanding of the impact of the pandemic on education, offering insights on how to overcome challenges, promote sustainable innovations and prepare the educational system to face emerging crises on the Brazilian scene.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira, destacando desafios, inovações e estratégias de preparação para o futuro. Abordando a transição para o ensino remoto, exploramos as disparidades no acesso à educação, analisando as desigualdades socioeconômicas e regionais. Os desafios enfrentados por alunos, educadores e pais, incluindo questões de saúde mental, são examinados em profundidade. Destacamos inovações no ensino, desde a adoção acelerada de tecnologias educacionais até a promoção de metodologias ativas e o surgimento do ensino híbrido. Discutimos como essas inovações não apenas enfrentaram os desafios da pandemia, mas também ofereceram oportunidades para uma educação mais flexível e adaptável. Ao abordar a preparação para futuras crises, enfatizamos a importância da prontidão tecnológica, equidade no acesso, flexibilidade nas práticas educacionais e estratégias para apoiar a saúde mental. Este TCC visa contribuir para a compreensão abrangente dos impactos da pandemia na educação, oferecendo insights sobre como superar desafios, promover inovações sustentáveis e preparar o sistema educacional para enfrentar crises emergentes no cenário brasileiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelma de Jesus Gonçalves (suelma.goncalves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-23T11:33:40Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Suelma Goncalves.pdf: 172996 bytes, checksum: f7cba9ab00494ddd724bac73a2b5ad03 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada SUELMA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2024-01-03T01:42:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Suelma de Jesus Gonçalves (suelma.goncalves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-01-18T14:53:12Z No. of bitstreams: 6 Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf: 214754 bytes, checksum: 36b08d7aef1d913a1d8327014f637e35 (MD5) ficha (1).pdf: 2289 bytes, checksum: 08d221c9f348c4af0e31f9f1a42143a2 (MD5) termo de Responsabilidade Suelma (2).pdf: 171572 bytes, checksum: 4902119f31fd9d8e9f6129c0ca692204 (MD5) ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf: 543865 bytes, checksum: cc2ae1f7156164156335bcaa2075fbb5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf: 281542 bytes, checksum: 9afefba1a1ae2cdf50d83deff8b3532f (MD5) Artigo_Suelma_de_Jesus.pdf: 4483904 bytes, checksum: 2c132518c4a8e66409c0ca0f62ab3b74 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-01-18T17:14:29Z (GMT) No. of bitstreams: 6 Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf: 214754 bytes, checksum: 36b08d7aef1d913a1d8327014f637e35 (MD5) ficha (1).pdf: 2289 bytes, checksum: 08d221c9f348c4af0e31f9f1a42143a2 (MD5) termo de Responsabilidade Suelma (2).pdf: 171572 bytes, checksum: 4902119f31fd9d8e9f6129c0ca692204 (MD5) ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf: 543865 bytes, checksum: cc2ae1f7156164156335bcaa2075fbb5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf: 281542 bytes, checksum: 9afefba1a1ae2cdf50d83deff8b3532f (MD5) Artigo_Suelma_de_Jesus.pdf: 4483904 bytes, checksum: 2c132518c4a8e66409c0ca0f62ab3b74 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-01-18T17:14:35Z (GMT) No. of bitstreams: 6 Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf: 214754 bytes, checksum: 36b08d7aef1d913a1d8327014f637e35 (MD5) ficha (1).pdf: 2289 bytes, checksum: 08d221c9f348c4af0e31f9f1a42143a2 (MD5) termo de Responsabilidade Suelma (2).pdf: 171572 bytes, checksum: 4902119f31fd9d8e9f6129c0ca692204 (MD5) ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf: 543865 bytes, checksum: cc2ae1f7156164156335bcaa2075fbb5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf: 281542 bytes, checksum: 9afefba1a1ae2cdf50d83deff8b3532f (MD5) Artigo_Suelma_de_Jesus.pdf: 4483904 bytes, checksum: 2c132518c4a8e66409c0ca0f62ab3b74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-18T17:14:41Z (GMT). No. of bitstreams: 6 Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf: 214754 bytes, checksum: 36b08d7aef1d913a1d8327014f637e35 (MD5) ficha (1).pdf: 2289 bytes, checksum: 08d221c9f348c4af0e31f9f1a42143a2 (MD5) termo de Responsabilidade Suelma (2).pdf: 171572 bytes, checksum: 4902119f31fd9d8e9f6129c0ca692204 (MD5) ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf: 543865 bytes, checksum: cc2ae1f7156164156335bcaa2075fbb5 (MD5) Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf: 281542 bytes, checksum: 9afefba1a1ae2cdf50d83deff8b3532f (MD5) Artigo_Suelma_de_Jesus.pdf: 4483904 bytes, checksum: 2c132518c4a8e66409c0ca0f62ab3b74 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOS IMPACTOS DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS, INOVAÇÕES E CENÁRIO FUTUROpt_BR
dc.title.alternativeOs Impactos da Pandemia para Educação Brasileira: Desafios, Inovações e Cenário Futuropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Suelma_de_Jesus PDF.pdf209,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_FINAL_Suelma_de_Jesus.pdf531,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_suelma_assinado (1).pdf274,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.