Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4150
Tipo: Outro
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO
Autor(es): Ribeiro, Rosilda Lopes Pereira
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa de grande importância na vida de uma criança, sendo que os profissionais a frente desse processo precisam possuir qualificação para atender suas necessidades e especificidades, e construir rotinas é algo fundamental para que as crianças desenvolvam hábitos e tenham experiências que auxiliem em sua aprendizagem e desenvolvimento. As rotinas devem envolver situações do cuidar e educar e baseiam-se nos objetivos traçados para essa etapa da educação. Diante de tal contexto, o objetivo desta pesquisa é discutir as contribuições das rotinas para as crianças da educação infantil. A metodologia utilizada em sua elaboração foi a revisão bibliográfica baseada nas obras de Ribeiro e Batista (2016) e Barbosa (2006) que discutem o tema proposto para essa pesquisa. Podem-se citar como principais resultados o fato de que as rotinas devem ser propostas flexíveis, porém, em muitas situações precisam ser, também universais e padronizadas, auxiliando a criança a aprender normas, a ter horários para alimentação, higiene, sono, assim como para atividades ligadas ao educar. Essas rotinas auxiliam as crianças a ter organização, segurança, assim como a construir sua autonomia e devem ser pensadas e elaboradas por professores que conhecem as necessidades e especificidades desse público.
Abstract: Early Childhood Education is a stage of great importance in a child's life, and the professionals in charge of this process need to be qualified to meet their needs and specificities, and building routines is fundamental for children to develop habits and have experiences that help in their learning and development. Routines must involve care and education situations and are based on the objectives set for this stage of education. Given this context, the objective of this research is to discuss the contributions of routines for children in early childhood education. The methodology used in its preparation was a bibliographic review based on the works of Ribeiro and Batista (2016) and Barbosa (2006) who discuss the theme proposed for this research. One can cite as main results the fact that routines must be flexible proposals, however, in many situations they also need to be universal and standardized, helping the child to learn norms, to have schedules for eating, hygiene, sleep, as well as for activities related to education. These routines help children to have organization, security, as well as to build their autonomy and must be designed and developed by teachers who know the needs and specificities of this audience.
Palavras-chave: Escola
Rotina
Educação Infantil
Professor
Crianças
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4150
Data do documento: 11-Jan-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Rosilda Lopes Pereira Ribeiro.pdf242,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Rosilda Lopes Pereira Ribeiro.pdf662,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Rosilda Lopes Pereira Ribeiro.pdf85,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.