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Tipo: Dissertação
Título: MENINAS DIGITAIS NO CERRADO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE EMPODERAMENTO FEMININO NA COMPUTAÇÃO DO IF GOIANO – CAMPUS CERES
Autor(es): Braga, Ramayane Bonacin
Primeiro Orientador: Sousa, Marcos de Moraes
Primeiro Coorientador: Bernardo, Mirelle Amaral de São
Primeiro Membro da Banca: Sousa, Marcos de Moraes
Segundo Membro da Banca: Bernardo, Mirelle Amaral de São
Terceiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Quarto Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Resumo: O desequilíbrio de gênero no âmbito da Computação é perceptível em diferentes aspectos tanto no meio acadêmico quanto no meio profissional. Em consequência deste desequilíbrio, ocorre uma disparidade no número de mulheres presentes na Computação. Esse ambiente desigual se deve, dentre outros motivos, devido à construção de estereótipos com relação à figura de profissionais de Tecnologia da Informação. Levando em consideração que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é constituída principalmente pelos Institutos Federais, propõe-se uma formação gratuita e emancipatória, a qual pode contribuir para a promoção da igualdade de gênero. Sendo assim, os Institutos Federais buscam essa mudança por meio de projetos que emergem na pesquisa, no ensino e na extensão, formando estudantes não só com conteúdos qualificados mas com uma formação omnilateral. Além disso, por meio da oferta do ensino médio integrado em informática, a Rede EPT colabora com o incentivo de meninas à carreiras tecnológicas desde a juventude. Esta pesquisa no formato de estudo de caso tem como objetivo investigar as experiências e trajetórias de estudantes do gênero feminino egressas do projeto Meninas Digitais no Cerrado no âmbito dos cursos de Computação no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. As estudantes foram participantes no projeto no período de 2016 a 2022, sendo todas egressas de cursos técnicos na área de informática. Dentre as diversas contribuições desta pesquisa, destaca-se a realização de um mapeamento sistemático da literatura sobre projetos de empoderamento feminino, bem como a elaboração de um memorial descritivo que identificou a capilaridade das atividades efetuadas pelo projeto. No que tange às vivências das participantes, realizou-se a aplicação de entrevistas semiestruturadas a fim de entender as contribuições do projeto Meninas Digitais no Cerrado, adotando como técnica de análise de dados procedimentos de Grounded Theory. Como resultado, foram identificadas contribuições nas dimensões pessoais, acadêmicas e profissionais, extrapolando aspectos somente da esfera escolar propiciada pelos Institutos Federais. Por fim, também foi efetuada a construção e validação de um produto educacional no formato de um vídeo documentário com o intuito de apresentar os impactos sociais do projeto por meio dos relatos das egressas, fomentando assim a propagação de novas iniciativas de equidade de gênero na Rede EPT.
Abstract: The gender imbalance in Computing is noticeable in different aspects in both academic and professional circles. As a result of this imbalance, there is a disparity in the number of women in Computing. This unequal environment is due, among other things, to the construction of stereotypes about Information Technology professionals. Bearing in mind that the Federal Network of Professional and Technological Education (EPT) in Brazil is made up mainly of Federal Institutes, free and emancipatory training is proposed, which can contribute to the promotion of gender equality. Therefore, the Federal Institutes are seeking this change through projects that emerge in research, teaching and extension, training students not only with qualified content but with an omnilateral education. In addition, by offering integrated secondary education in IT, the EPT Network is helping to encourage girls to take up technology careers from a young age. This case study research aims to investigate the experiences and trajectories of female students who have graduated from the Digital Girls in the Cerrado (Meninas Digitais no Cerrado) project within the scope of the Computing courses at the Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. The students took part in the project between 2016 and 2022, all of them former students on technical courses in the area of computer science. Among the various contributions of this research, we highlight the systematic mapping of the literature on female empowerment projects, as well as the preparation of a descriptive memorial that identified the capillarity of the activities carried out by the project. With regard to the participants' experiences, semi-structured interviews were carried out in order to understand the contributions of the Digital Girls in the Cerrado project, using Grounded Theory procedures as the data analysis technique. As a result, contributions were identified in the personal, academic and professional dimensions, going beyond just the school sphere provided by the Federal Institutes. Finally, an educational product in the form of a documentary video was also constructed and validated in order to present the social impacts of the project through the stories of the graduates, thus encouraging the spread of new gender equity initiatives in the EPT Network.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
IF Goiano
Empoderamento Feminino
Ensino Médio Técnico
Meninas Digitais
Tecnologia da Informação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: Braga, Ramayane MENINAS DIGITAIS NO CERRADO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE EMPODERAMENTO FEMININO NA COMPUTAÇÃO DO IF GOIANO – CAMPUS CERES, Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, 2023. 144 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4141
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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