Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4106
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BOAS PRÁTICAS APLICADAS NO ÂMBITO DE LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE POSSE-GO
Autor(es): Silva, Jaqueline Guedes da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Letícia Valvassori
Primeiro Coorientador: Pinto, Vinicius da Silva
Primeiro Membro da Banca: Guimarães, Rejane Araújo
Segundo Membro da Banca: Teixeira, Danilo Missias
Resumo: O presente trabalho trata da relevância das boas práticas aplicadas no âmbito de laboratórios de ensino de instituições públicas da cidade de Posse – Goiás. Será apresentado como as normas regulamentadoras norteiam o trabalho docentes e reduzem os riscos inerentes a ele. Para isso a metodologia do trabalho é dividida em duas partes, sendo elas a coleta e levamento de dados das instituições de ensino e a divulgação de um manual. Para levantamento dos dados, houve a contribuição de docentes, técnicos de laboratórios, coordenadores e diretores das instituições participantes. Para tanto foram necessárias visitas técnicas e entrevistas com o objetivo de identificar possíveis riscos associados às práticas laboratoriais e realizar um levantamento sobre a ocorrência de acidentes. Na etapa seguinte foi fornecido as instituições de ensino um manual contendo informações úteis de segurança, durante desenvolvimento de atividades práticas. Não foram relatados nenhum acidente durante as aulas dos docentes entrevistados, todos tem como prioridade a segurança dos estudantes, apesar das dificuldades que enfrentam, como deficiência na estrutura física, falta de técnicos de laboratório, déficit de materiais e de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC respectivamente).
Abstract: This work describes the importance of good practices apllied in Natural Science laboratories in public institutions of Posse, Goiás. It explores how regulatory standards guide the teaching work and mitigate inherent risks. To achieve this, the work methodology is divided into two important parts being the collection datas from educational institutions and the dissemination of a manual. Data collection involved the collaboration of teachers, laboratory technicians, coordinators, and directors. Technical visits and interviews were conducted at institutions to identify potential risks associated with laboratory practices and carrying out a survey on the occurrence of accidents. Subsequently were provided a safety manual to these institutions containing useful safety information for the development of practical activities. No accidents were reported during the classes of the interviewed teachers, all of whom prioritize the safety of students despite the difficulties, such as poor physical infrastructure, lack of laboratory technicians, shortage materials and personal protective equipment (PPE) and collective protective equipment (CPE).
Palavras-chave: Atividades práticas
Biossegurança
Docente
Estudantes
Instituições
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4106
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc- Jaqueline Guedes da Silva.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.