Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4067
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AUTISMO E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA SOBRE INCLUSÃO DIGITAL
Título(s) alternativo(s): Autism and technology: a critical review of the literature on digital inclusion
Autor(es): Oliveira, Juliana
Primeiro Orientador: Ribeiro, Jaqueline Alves
Segundo Orientador: Pereira, Miriam Lucia Reis Macedo Pereira
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Jaqueline Alves
Segundo Membro da Banca: Santana, Thalia Santos de
Terceiro Membro da Banca: Cavalcante, Lorena de Almeida
Quarto Membro da Banca: Pereira, Miriam Lucia Reis Macedo
Resumo: Com o constante avanço da tecnologia, ela se torna, de maneira crescente, mais relevante em nossas vidas. Um dos benefícios da tecnologia está relacionado com a promoção de qualidade de vida para as pessoas, incluindo aquelas com deficiências tais como: visual, mental, física, transtornos de aprendizagem e o transtorno do espectro autista (TEA). O autismo é uma síndrome que afeta o progresso das pessoas, resultando em dificuldades de expressão verbal, interação social e ações repetitivas. Esta pesquisa realizou um levantamento do estado da arte no campo da inclusão digital para indivíduos com autismo, por meio de uma revisão das literaturas acadêmicas mais recentes. Neste sentido, foi identificado e analisado estudos relevantes e de alto impacto que abordaram as categorias de inclusão digital, novas tecnologias e autismo. O levantamento foi conduzido através da análise de dissertações e teses disponíveis da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Neste trabalho foram examinadas dissertações e teses que abordassem tecnologias assistivas e inclusão digital para pessoas com transtornos do espectro autista, onde foi possível identificar os recursos e as principais ferramentas utilizadas para desenvolver habilidades e conhecimentos para pessoas com TEA. Destacando assim as efetivas contribuições dessas ferramentas, avaliando os possíveis desafios encontrados pelos pesquisadores durante a implementação de tais tecnologias. Os resultados desta pesquisa tem como princípio ativo, contribuir para aprofundar os conhecimentos sobre este tema, como incentivo para novas investigações, que promovam a inclusão digital e o desenvolvimento de novas tecnologias para estudantes autistas.
Abstract: With the constant advancement of technology, it becomes increasingly more relevant in our lives. One of the benefits of technology is related to promoting quality of life for people, including those with disabilities such as: visual, mental, physical, learning disorders and autism spectrum disorder (ASD). Autism is a syndrome that affects people's progress, resulting in difficulties with verbal expression, social interaction and repetitive actions. This research carried out a survey of the state of the art in the field of digital inclusion for individuals with autism, through a review of the most recent academic literature. In this sense, relevant and high-impact studies were identified and analyzed that addressed the categories of digital inclusion, new technologies and autism. The survey was conducted through the analysis of dissertations and theses available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this work, dissertations and theses that addressed assistive technologies and digital inclusion for people with autism spectrum disorders were examined, where it was possible to identify the resources and main tools used to develop skills and knowledge for people with ASD. Thus highlighting the effective contributions of these tools, evaluating the possible challenges encountered by researchers during the implementation of such technologies. The active principle of the results of this research is to contribute to deepening knowledge on this topic, as an incentive for new investigations, which promote digital inclusion and the development of new technologies for autistic students.
Palavras-chave: Transtorno do espectro Autista
Inclusão Digital
Novas Tecnologias
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4067
Data do documento: 21-Nov-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Juliana Gonçalves Oliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.