Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4061
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA: CONCEITOS, PONTOS E CONTRAPONTOS
Autor(es): Silva, Kecci Gilda Pereira da
Primeiro Orientador: Bomtempo, Kênia
Resumo: Esse trabalho de curso procurou abordar a temática envolvendo a Alfabetização e Letramento/Numeramento em Língua Materna e também em Matemática. A pesquisa em Alfabetização Matemática e Letramento Matemático/Numeramento são cruciais para a compreensão de como as pessoas aprendem e usam conceitos matemáticos, e ainda para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em uma sociedade cada vez mais complexa e tecnológica. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na melhoria da educação e no avanço da sociedade como um todo. O objetivo deste trabalho de curso foi o de compreender os processos de Alfabetização e Letramento em Língua Materna e em Matemática para traçar e observar os possíveis pontos e contrapontos partindo ainda da necessidade de comunicação que observa a linguagem a escrita, a oralidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que foram consultadas fontes para esclarecimentos sobre o tema, apesar de não abarcar todas. As pesquisas em Alfabetização Matemática e Letramento Matemático/Numeramento podem informar a tomada de decisões políticas relacionadas à educação, ao currículo escolar e à alocação de recursos educacionais. Nesse sentido, esse trabalho de curso aborda a importância de compreender o como a Alfabetização em Língua Materna/Língua Portuguesa é importante para a Alfabetização em Matemática, da mesma forma o Letramento/Numeramento, considerando que a Matemática precisa de uma compreensão da Língua Materna e posteriormente que essa compreensão possibilite a leitura e interpretação do mundo também em linguagem matemática. Observa-se que ser Alfabetizado, Letrado em Língua Materna e também em Matemática, na forma de Numeramento, pode contribuir com a democratização social do ser, que pensa de forma crítica e reflexiva, contribuindo com a construção de uma sociedade melhor. Para tanto, foi escolhido os estudos de Soares (2002, 2003, 2004, 2012, 2013) e Danyluk (2002) como as principais colaboradoras deste texto.
Abstract: This course work sought to address the topic involving Literacy and Literacy/Numeracy in the Mother Tongue and also in Mathematics. Research in Mathematical Literacy and Mathematical Literacy/Numeracy is crucial for understanding how people learn and use mathematical concepts, and also for the development of essential skills for life in an increasingly complex and technological society. Furthermore, it plays a fundamental role in improving education and advancing society as a whole. The objective of this course work was to understand the processes of Literacy and Literacy in Mother Tongue and Mathematics to outline and observe possible points and counterpoints, still starting from the need for communication that observes written language and orality. This is a bibliographical research, in which sources were consulted for clarification on the topic, although it does not cover them all. Research in Mathematical Literacy and Mathematical Literacy/Numeracy can inform policy decision-making related to education, the school curriculum and the allocation of educational resources. In this sense, this course work addresses the importance of understanding how Literacy in Mother Tongue/Portuguese Language is important for Literacy in Mathematics, as well as Literacy/Numeracy, considering that Mathematics needs an understanding of the Mother Tongue and later, this understanding enables the reading and interpretation of the world also in mathematical language. It is observed that being Literate, Literate in Mother Tongue and also in Mathematics, in the form of Numeracy, can contribute to the social democratization of the being, who thinks critically and reflectively, contributing to the construction of a better society. To this end, the studies by Soares (2002, 2003, 2004, 2012, 2013) and Danyluk (2002) were chosen as the main contributors to this text.
Palavras-chave: Alfabetização
Alfabetização Matemática
Letramento
Letramento Matemático
Numeramento
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4061
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Kecci Gilda Pereira da Silva.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.