Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bomtempo, Kênia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731870A6&tokenCaptchar=03AFcWeA4zDPbvSDSBjDpsfiFp6hBZ7Smi1CykRqUaBGZOarTpwG1w3plDsXI_9U7Hu4g0-EbaKRBU5Sa51CFoGDQxmw0c5b4ij6Gyot2LloLzTlVSPoY-mIlwwcnUlhgOUCoRLmdY_1yrVnZUryhBGY-ziWSnpymzzv1J3vq6ldb_HXZpxmw9IKy5KMlu7WplCUhnk9ZQp0F8gHI0PqIcGM0ErK160ZMANP_t6YYKBCei7WqffumVbXljskBaD7lBv8owQjGMHu003LrjeWAjZPQsodPp1VkWheMpiK3zAKPhFSD0HWZaOMet5pPAJKTIm6QJHq6BgaN8scpw5AnnNzS6BRKxwtUQvUfhpkUFkeCNxIivKlTsAcpDK40gXmDPpBQWcXBLKHkTrRAQYFgPOlKrNZpApsTZtpMyPJvYrxTb4YfBu7N6X-douo5dTsto2gshO8Ru9SWWYEKoeYX8Vax48DRfPjVBhKj0ZfMk_xZZJFKYinnBVLDxM9tahJvo8a73V2wAHf-5iMf554XwW8P_BahOh4guSALX94mYVVGTiGe_em4Eo_J4E-mUKLqli8cZhENs7PA_ | pt_BR |
dc.creator | Silva, Kecci Gilda Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=63F0DE2A3AB011E0D439F45A2D33A3CB | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T17:23:46Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27 | - |
dc.date.available | 2023-12-11T17:23:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4061 | - |
dc.description.abstract | This course work sought to address the topic involving Literacy and Literacy/Numeracy in the Mother Tongue and also in Mathematics. Research in Mathematical Literacy and Mathematical Literacy/Numeracy is crucial for understanding how people learn and use mathematical concepts, and also for the development of essential skills for life in an increasingly complex and technological society. Furthermore, it plays a fundamental role in improving education and advancing society as a whole. The objective of this course work was to understand the processes of Literacy and Literacy in Mother Tongue and Mathematics to outline and observe possible points and counterpoints, still starting from the need for communication that observes written language and orality. This is a bibliographical research, in which sources were consulted for clarification on the topic, although it does not cover them all. Research in Mathematical Literacy and Mathematical Literacy/Numeracy can inform policy decision-making related to education, the school curriculum and the allocation of educational resources. In this sense, this course work addresses the importance of understanding how Literacy in Mother Tongue/Portuguese Language is important for Literacy in Mathematics, as well as Literacy/Numeracy, considering that Mathematics needs an understanding of the Mother Tongue and later, this understanding enables the reading and interpretation of the world also in mathematical language. It is observed that being Literate, Literate in Mother Tongue and also in Mathematics, in the form of Numeracy, can contribute to the social democratization of the being, who thinks critically and reflectively, contributing to the construction of a better society. To this end, the studies by Soares (2002, 2003, 2004, 2012, 2013) and Danyluk (2002) were chosen as the main contributors to this text. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho de curso procurou abordar a temática envolvendo a Alfabetização e Letramento/Numeramento em Língua Materna e também em Matemática. A pesquisa em Alfabetização Matemática e Letramento Matemático/Numeramento são cruciais para a compreensão de como as pessoas aprendem e usam conceitos matemáticos, e ainda para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida em uma sociedade cada vez mais complexa e tecnológica. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na melhoria da educação e no avanço da sociedade como um todo. O objetivo deste trabalho de curso foi o de compreender os processos de Alfabetização e Letramento em Língua Materna e em Matemática para traçar e observar os possíveis pontos e contrapontos partindo ainda da necessidade de comunicação que observa a linguagem a escrita, a oralidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que foram consultadas fontes para esclarecimentos sobre o tema, apesar de não abarcar todas. As pesquisas em Alfabetização Matemática e Letramento Matemático/Numeramento podem informar a tomada de decisões políticas relacionadas à educação, ao currículo escolar e à alocação de recursos educacionais. Nesse sentido, esse trabalho de curso aborda a importância de compreender o como a Alfabetização em Língua Materna/Língua Portuguesa é importante para a Alfabetização em Matemática, da mesma forma o Letramento/Numeramento, considerando que a Matemática precisa de uma compreensão da Língua Materna e posteriormente que essa compreensão possibilite a leitura e interpretação do mundo também em linguagem matemática. Observa-se que ser Alfabetizado, Letrado em Língua Materna e também em Matemática, na forma de Numeramento, pode contribuir com a democratização social do ser, que pensa de forma crítica e reflexiva, contribuindo com a construção de uma sociedade melhor. Para tanto, foi escolhido os estudos de Soares (2002, 2003, 2004, 2012, 2013) e Danyluk (2002) como as principais colaboradoras deste texto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kecci Gilda Pereira da Silva (kecci.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-08T19:05:59Z No. of bitstreams: 1 Trabalho__Final_Formatado Kecci Ultima versão (3).pdf: 1026247 bytes, checksum: 84afc2ef77dc6c938012ecdb36ffc854 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada KECCI, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo: A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) não foi anexada àsubmissão. A inclusão do documento éobrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Porventura a Atade defesa ou a folha de aprovação não esteja inserida no arquivo submetido, apublicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma,para ajustes e adequação. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial“Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa,2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5ºAta de defesa, 6º restante do trabalho. O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Recomendamos que, caso não sejapossível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmodocumento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar aodocente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico(TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que a Ata de Defesa (ou folha deaprovação) estiver devidamente assinada e anexada, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2023-12-08T21:02:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Kecci Gilda Pereira da Silva (kecci.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-11T13:17:37Z No. of bitstreams: 1 Trabalho__Final_Formatado Kecci Ultima versão 11-12-2023.pdf: 1286823 bytes, checksum: e31f63c0939c81ea70e9f5f8e8ff142a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-11T17:09:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho__Final_Formatado Kecci Ultima versão 11-12-2023.pdf: 1286823 bytes, checksum: e31f63c0939c81ea70e9f5f8e8ff142a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-11T17:10:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho__Final_Formatado Kecci Ultima versão 11-12-2023.pdf: 1286823 bytes, checksum: e31f63c0939c81ea70e9f5f8e8ff142a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-11T17:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho__Final_Formatado Kecci Ultima versão 11-12-2023.pdf: 1286823 bytes, checksum: e31f63c0939c81ea70e9f5f8e8ff142a (MD5) Previous issue date: 2023-10-25 | en |
dc.description.sponsorship | Capes/CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Matemática | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento Matemático | pt_BR |
dc.subject | Numeramento | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E MATEMÁTICA: CONCEITOS, PONTOS E CONTRAPONTOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Kecci Gilda Pereira da Silva.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.