Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4047
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSNO MÉDIO INTEGRADO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Primeiro Orientador: | Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão |
Primeiro Membro da Banca: | Monteiro, Eneida |
Resumo: | A escolha de uma carreira é uma questão de grande importância para o ser humano, sendo o momento de descobrir interesses profissionais um ponto crucial no desenvolvimento. Em nossa sociedade, esse processo, que culmina na decisão por uma carreira, tem início na adolescência e pode ser objeto de Orientação Profissional. Essa prática é desenvolvida especialmente junto a adolescentes matriculados no Ensino Médio e se norteia por objetivos como contribuir para o processo de autoconhecimento do orientado; acolher os indivíduos em suas inquietações no que se refere à carreira profissional; mediar o reconhecimento de interesses, aptidões, talentos e competências; disponibilizar informações sobre profissões, áreas, cursos e mercado de trabalho; identificar e desmistificar estereótipos, fantasias e preconceitos acerca de determinadas carreiras; tornar o orientado apto a identificar influências exercidas sobre sua escolha por elementos sociais, familiares e psicológicos; checar se o orientado está sendo, de fato, protagonista e autor de sua escolha ou, pelo contrário, influenciado por figuras de referência. Com o presente estudo, objetivou-se investigar potencialidades, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de ações de Orientação Profissional no âmbito do Ensino Médio Integrado. Para tanto, procedeu-se com a aplicação de questionários junto a discentes matriculados no curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio ofertado em um Campus que compõe um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no Estado de Goiás. A partir dos resultados obtidos, foram apresentadas reflexões e sugestões de transformação para o cenário investigado. |
Abstract: | Choosing a career is a matter of great importance for human beings, and discovering professional interests is a crucial point in development. In our society, this process, which culminates in the decision for a career, begins in adolescence and can be the subject of Professional Guidance. This practice is developed especially with teenagers enrolled in high school and is guided by objectives such as contributing to the student's process of self-knowledge; welcome individuals in their concerns regarding their professional career; mediate the recognition of interests, aptitudes, talents and competencies; provide information about professions, areas, courses and the job market; identify and demystify stereotypes, fantasies and prejudices about certain careers; make the person advised able to identify influences exerted on their choice by social, family and psychological elements; check whether the person advised is, in fact, the protagonist and author of their choice or, on the contrary, influenced by reference figures. With this study, the objective was to investigate potential, possibilities and challenges for the development of Professional Guidance actions within the scope of Integrated High School. To this end, questionnaires were applied to students enrolled in the technical course in Agriculture integrated with High School offered on a Campus that makes up a Federal Institute of Education, Science and Technology located in the State of Goiás. Based on the results obtained , reflections and suggestions for transformation were presented for the investigated scenario. |
Palavras-chave: | Psicologia Escolar Ensino Médio Orientação Profissional |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4047 |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TC - Francinara para repósitório.docx.pdf | 820,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.