Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893982321417834pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T20:43:59Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-06T20:43:59Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4047-
dc.description.abstractChoosing a career is a matter of great importance for human beings, and discovering professional interests is a crucial point in development. In our society, this process, which culminates in the decision for a career, begins in adolescence and can be the subject of Professional Guidance. This practice is developed especially with teenagers enrolled in high school and is guided by objectives such as contributing to the student's process of self-knowledge; welcome individuals in their concerns regarding their professional career; mediate the recognition of interests, aptitudes, talents and competencies; provide information about professions, areas, courses and the job market; identify and demystify stereotypes, fantasies and prejudices about certain careers; make the person advised able to identify influences exerted on their choice by social, family and psychological elements; check whether the person advised is, in fact, the protagonist and author of their choice or, on the contrary, influenced by reference figures. With this study, the objective was to investigate potential, possibilities and challenges for the development of Professional Guidance actions within the scope of Integrated High School. To this end, questionnaires were applied to students enrolled in the technical course in Agriculture integrated with High School offered on a Campus that makes up a Federal Institute of Education, Science and Technology located in the State of Goiás. Based on the results obtained , reflections and suggestions for transformation were presented for the investigated scenario.pt_BR
dc.description.resumoA escolha de uma carreira é uma questão de grande importância para o ser humano, sendo o momento de descobrir interesses profissionais um ponto crucial no desenvolvimento. Em nossa sociedade, esse processo, que culmina na decisão por uma carreira, tem início na adolescência e pode ser objeto de Orientação Profissional. Essa prática é desenvolvida especialmente junto a adolescentes matriculados no Ensino Médio e se norteia por objetivos como contribuir para o processo de autoconhecimento do orientado; acolher os indivíduos em suas inquietações no que se refere à carreira profissional; mediar o reconhecimento de interesses, aptidões, talentos e competências; disponibilizar informações sobre profissões, áreas, cursos e mercado de trabalho; identificar e desmistificar estereótipos, fantasias e preconceitos acerca de determinadas carreiras; tornar o orientado apto a identificar influências exercidas sobre sua escolha por elementos sociais, familiares e psicológicos; checar se o orientado está sendo, de fato, protagonista e autor de sua escolha ou, pelo contrário, influenciado por figuras de referência. Com o presente estudo, objetivou-se investigar potencialidades, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de ações de Orientação Profissional no âmbito do Ensino Médio Integrado. Para tanto, procedeu-se com a aplicação de questionários junto a discentes matriculados no curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio ofertado em um Campus que compõe um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no Estado de Goiás. A partir dos resultados obtidos, foram apresentadas reflexões e sugestões de transformação para o cenário investigado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francinara Maria Oliveira (francinara.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T19:40:13Z No. of bitstreams: 1 TC - Francinara para repósitório.docx.pdf: 840225 bytes, checksum: 00925f969d8cced2c391866bce56c8a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T20:43:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC - Francinara para repósitório.docx.pdf: 840225 bytes, checksum: 00925f969d8cced2c391866bce56c8a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T20:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC - Francinara para repósitório.docx.pdf: 840225 bytes, checksum: 00925f969d8cced2c391866bce56c8a4 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectOrientação Profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSNO MÉDIO INTEGRADO: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC - Francinara para repósitório.docx.pdf820,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.