Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4046
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS INCLUSIVAS JUNTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE, DESAFIOS E PRÁTICAS EXITOSAS
Autor(es): Marques, Jaqueline
Primeiro Orientador: Cavalcante, Lorena
Resumo: Ao longo da história, tem se dado um processo de luta pelos direitos das pessoas com deficiência e uma de suas consequências foi o maior ingresso, recentemente observado, desse público no Ensino Superior. No presente artigo, pretendeu-se investigar, mediante revisão da literatura nacional, especificamente a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Ensino Superior, mapeando a realidade atual e identificando desafios e práticas exitosas. Comparando-se ao que ocorre na Educação Básica, os resultados indicaram que há escassez de estudos científicos sobre a inclusão de autistas no Ensino Superior. A leitura e análise das produções obtidas permitiu ainda identificar que, a despeito dos avanços ocorridos especialmente em termos de legislação, ainda há um longo caminho a ser percorrido a fim de que a inclusão seja efetiva, caminho esse que envolve a transformação de condições que consistem em entraves para a inclusão, bem como a disseminação de práticas exitosas.
Abstract: Throughout history, there has been a process of struggle for the rights of people with disabilities and one of its consequences was the recently observed greater enrollment of this public in Higher Education. In this article, we intended to investigate, through a review of national literature, specifically the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the scope of Higher Education, mapping the current reality and identifying challenges and successful practices. Comparing to what occurs in Basic Education, the results indicated that there is a lack of scientific studies on the inclusion of autistic people in Higher Education. The reading and analysis of the productions obtained also allowed us to identify that, despite the advances that have occurred especially in terms of legislation, there is still a long way to go in order for inclusion to be effective, a path that involves the transformation of conditions that consist of obstacles to inclusion, as well as the dissemination of successful practices.
Palavras-chave: Inclusão escolar
TEA
Transtorno do Espectro Autista
Autismo; Ensino Superior.
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4046
Data do documento: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC - Jaqueline Ferreira Marques.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.