Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Lorena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8444017087280870pt_BR
dc.creatorMarques, Jaqueline-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9637497607794028pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T20:19:45Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-06T20:19:45Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4046-
dc.description.abstractThroughout history, there has been a process of struggle for the rights of people with disabilities and one of its consequences was the recently observed greater enrollment of this public in Higher Education. In this article, we intended to investigate, through a review of national literature, specifically the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the scope of Higher Education, mapping the current reality and identifying challenges and successful practices. Comparing to what occurs in Basic Education, the results indicated that there is a lack of scientific studies on the inclusion of autistic people in Higher Education. The reading and analysis of the productions obtained also allowed us to identify that, despite the advances that have occurred especially in terms of legislation, there is still a long way to go in order for inclusion to be effective, a path that involves the transformation of conditions that consist of obstacles to inclusion, as well as the dissemination of successful practices.pt_BR
dc.description.resumoAo longo da história, tem se dado um processo de luta pelos direitos das pessoas com deficiência e uma de suas consequências foi o maior ingresso, recentemente observado, desse público no Ensino Superior. No presente artigo, pretendeu-se investigar, mediante revisão da literatura nacional, especificamente a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Ensino Superior, mapeando a realidade atual e identificando desafios e práticas exitosas. Comparando-se ao que ocorre na Educação Básica, os resultados indicaram que há escassez de estudos científicos sobre a inclusão de autistas no Ensino Superior. A leitura e análise das produções obtidas permitiu ainda identificar que, a despeito dos avanços ocorridos especialmente em termos de legislação, ainda há um longo caminho a ser percorrido a fim de que a inclusão seja efetiva, caminho esse que envolve a transformação de condições que consistem em entraves para a inclusão, bem como a disseminação de práticas exitosas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jaqueline Ferreira Marques (jaqueline.marques@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T18:01:53Z No. of bitstreams: 1 TC - Jaqueline Ferreira Marques.pdf: 1287036 bytes, checksum: 0a22218f990303314fd92ff39672af21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T20:19:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC - Jaqueline Ferreira Marques.pdf: 1287036 bytes, checksum: 0a22218f990303314fd92ff39672af21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T20:19:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC - Jaqueline Ferreira Marques.pdf: 1287036 bytes, checksum: 0a22218f990303314fd92ff39672af21 (MD5) Previous issue date: 2023-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutismo; Ensino Superior.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApt_BR
dc.titlePRÁTICAS INCLUSIVAS JUNTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO SUPERIOR: REALIDADE, DESAFIOS E PRÁTICAS EXITOSASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC - Jaqueline Ferreira Marques.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.