Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/404
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PPC E DOS PLANOS DE ENSINO
metadata.dc.creator: Peixoto, Fabiana Gomes Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é observar a formação docente no curso de Agronomia - Universidade Estadual de Goiás - Ipameri, através do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Agronomia e planos de ensino das disciplinas, buscando identificar a formação do professor para atuar na docência. Para isso, buscamos levantar por meio de pesquisa bibliográfica, como tem sido a formação do professor de ciências agrárias, principalmente no que se refere à questão didática. O perfil proposto na formação do professor de ciências agrárias é amplo, com possibilidade atuação em diferentes campos das Ciências Agrárias. Optamos por uma pesquisa qualitativa, pois busca problematizar também os conceitos teóricos. Diante disso, observamos que após análise do PPC de Agronomia e dos planos de ensino, verificaram-se pequenas alterações ao longo dos anos nas diferentes disciplinas e pequena diferença de comportamento didático entre os professores, independente do tempo de atuação em sala de aula e que os modelos de avaliação docente realmente serviram de parâmetro para a formação dos alunos, proporcionando conhecimentos necessários para atuar no meio rural.
Abstract: The purpose of this work is to observe teacher training in the Agronomy course - State University of Goiás - Ipameri, through the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Agronomy and teaching plans of the disciplines, seeking to identify the teacher training to act in teaching . For this, we seek to raise by means of bibliographical research, as has been the formation of the teacher of agrarian sciences, mainly in what concerns the didactic question. The profile proposed in the formation of the professor of agricultural sciences is broad, with possibility of acting in different fields of Agricultural Sciences. We opted for a qualitative research, since it also seeks to problematize the theoretical concepts. In view of this, we observed that after analysis of the Agronomy PPC and teaching plans, there were small changes over the years in the different disciplines and a small difference in the didactic behavior among teachers, regardless of the time spent in the classroom. the models of teacher evaluation really served as a parameter for the training of students, providing the necessary knowledge to act in the rural environment.
Keywords: Conhecimento
Agronomia
Ensino Superior
Formação Pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/404
Issue Date: 20-Apr-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_FabianaPeixoto.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.