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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS
Other Titles: SOCIAL AND LEGISLATIVE OBSTACLES TO SEXUALITY EDUCATION IN SCHOOLS
metadata.dc.creator: Oliveira, Emilly Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Gustavo Lopes
metadata.dc.description.resumo: A educação para sexualidade nas escolas tem se tornado cada vez mais relevante, visto que desempenha um papel fundamental na formação integral dos indivíduos e na promoção de uma sociedade mais saudável e consciente. No entanto, a abordagem desse tema ainda enfrenta desafios e resistências, sendo necessário um olhar atento para a importância de uma educação sexual abrangente e de qualidade. O objetivo deste trabalho é ressaltar a relevância da educação para sexualidade nas escolas, destacando sua contribuição na prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes e, por meio de uma revisão de literatura, será analisada e discutida a uma proposta de lei contra a abordagem do tema, o que faz surgir conceitos distorcidos que resultam em perseguição às escolas, além de promover preconceito contra as minorias. Os projetos de lei que tratam da “ideologia de gênero”, criticam a inclusão da educação sobre gênero e sexualidade, proibindo o que chamam de prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula. Ao restringir a abordagem de questões de gênero e sexualidade nas escolas com base em ideias equivocadas sobre a ideologia de gênero, perpetua-se estigmas, preconceitos e desigualdades de gênero. É importante que as escolas sejam espaços onde os alunos possam aprender sobre diversidade, igualdade e respeito mútuo, a fim de se tornarem cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade cada vez mais plural.
Abstract: Sexuality education in schools has become increasingly relevant, as it plays a fundamental role in the comprehensive development of individuals and in promoting a healthier and more conscious society. However, addressing this topic still faces challenges and resistance, requiring a vigilant look at the importance of comprehensive and quality sexual education. The aim of this work is to emphasize the significance of sexuality education in schools, highlighting its contribution to preventing the sexual abuse of children and adolescents. Through a literature review, we will analyze and discuss a proposed law against the approach to this topic, which gives rise to distorted concepts resulting in persecution of schools and promoting prejudice against minorities. The bills dealing with 'gender ideology' criticize the inclusion of gender and sexuality education, prohibiting what they call the practice of political and ideological indoctrination in the classroom. By restricting the discussion of gender and sexuality issues in schools based on misguided ideas about gender ideology, stigma, prejudice, and gender inequalities are perpetuated. It is important for schools to be spaces where students can learn about diversity, equality, and mutual respect, in order to become conscious and participative citizens in an increasingly diverse society.
Keywords: Ideologia de Gênero
Educação para sexualidade
Legislação
Abuso Sexual
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4036
Issue Date: 22-Nov-2023
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas

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