Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.creatorOliveira, Emilly Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2626580710583681pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T17:49:41Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-06T17:49:41Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4036-
dc.description.abstractSexuality education in schools has become increasingly relevant, as it plays a fundamental role in the comprehensive development of individuals and in promoting a healthier and more conscious society. However, addressing this topic still faces challenges and resistance, requiring a vigilant look at the importance of comprehensive and quality sexual education. The aim of this work is to emphasize the significance of sexuality education in schools, highlighting its contribution to preventing the sexual abuse of children and adolescents. Through a literature review, we will analyze and discuss a proposed law against the approach to this topic, which gives rise to distorted concepts resulting in persecution of schools and promoting prejudice against minorities. The bills dealing with 'gender ideology' criticize the inclusion of gender and sexuality education, prohibiting what they call the practice of political and ideological indoctrination in the classroom. By restricting the discussion of gender and sexuality issues in schools based on misguided ideas about gender ideology, stigma, prejudice, and gender inequalities are perpetuated. It is important for schools to be spaces where students can learn about diversity, equality, and mutual respect, in order to become conscious and participative citizens in an increasingly diverse society.pt_BR
dc.description.resumoA educação para sexualidade nas escolas tem se tornado cada vez mais relevante, visto que desempenha um papel fundamental na formação integral dos indivíduos e na promoção de uma sociedade mais saudável e consciente. No entanto, a abordagem desse tema ainda enfrenta desafios e resistências, sendo necessário um olhar atento para a importância de uma educação sexual abrangente e de qualidade. O objetivo deste trabalho é ressaltar a relevância da educação para sexualidade nas escolas, destacando sua contribuição na prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes e, por meio de uma revisão de literatura, será analisada e discutida a uma proposta de lei contra a abordagem do tema, o que faz surgir conceitos distorcidos que resultam em perseguição às escolas, além de promover preconceito contra as minorias. Os projetos de lei que tratam da “ideologia de gênero”, criticam a inclusão da educação sobre gênero e sexualidade, proibindo o que chamam de prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula. Ao restringir a abordagem de questões de gênero e sexualidade nas escolas com base em ideias equivocadas sobre a ideologia de gênero, perpetua-se estigmas, preconceitos e desigualdades de gênero. É importante que as escolas sejam espaços onde os alunos possam aprender sobre diversidade, igualdade e respeito mútuo, a fim de se tornarem cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade cada vez mais plural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Émilly Barbosa de Oliveira (emilly.barbosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T00:41:54Z No. of bitstreams: 1 OBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.pdf: 1205589 bytes, checksum: 474ec8144f469739efa55339d3cafc3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T17:49:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.pdf: 1205589 bytes, checksum: 474ec8144f469739efa55339d3cafc3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T17:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.pdf: 1205589 bytes, checksum: 474ec8144f469739efa55339d3cafc3e (MD5) Previous issue date: 2023-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdeologia de Gêneropt_BR
dc.subjectEducação para sexualidadept_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectAbuso Sexualpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLASpt_BR
dc.title.alternativeSOCIAL AND LEGISLATIVE OBSTACLES TO SEXUALITY EDUCATION IN SCHOOLSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBSTÁCULOS SOCIAIS E LEGISLATIVOS À EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NAS ESCOLAS.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.