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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): Tosta, Kellita Lorrainne Lourenço
Primeiro Orientador: Silva, Cleber Cezar da
Primeiro Membro da Banca: Teixeira, Agda Lovato
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Fernanda Bonfim de
Resumo: O presente artigo, visa analisar as principais pesquisas acerca da temática alfabetização e letramento do aluno surdo, uma vez que a Lei nº 10.436, de 4 de abril de 2002 estabelece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda no Brasil, onde sua metodologia procedeu em pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou resultados com poucas evoluções, onde alguns professores alcançaram seus objetivos dentro do currículo pedagógico, algumas estratégias fluíram e outras falharam. Para que ocorra o processo de alfabetização e letramento para surdos, o profissional necessita entender e dominar a Língua de Sinais Brasileira-Libras, a linguagem que o surdo consegue dominar, por meio de códigos, assim inserindo na sociedade, resgatando a diversidade, independentemente de seu grau social, raça, religião egênero. Por meio desta pesquisa é indispensável as estratégias pedagógicas dos professores alfabetizadores dos alunos surdos, quanto ao alcance do mesmo, e de todos ao seu redor, inserindo o processo de ensino aprendizagem, trazendo bons resultados na vida do indivíduo, sendo alfabetizado e letrado, realizando a inclusão a todos, garantindo os seus direitos ao mundo em que se vive
Abstract: This article aims to analyze the main research on the subject of literacy and literacy for deaf students, since Law No. 10,436, of April 4, 2002, establishes the Brazilian Sign Language as the official language of the deaf community in Brazil, where its methodology proceeded in bibliographical research. The study showed results with little evolution, where some teachers achieved their objectives within the pedagogical curriculum, some strategies flowed and others failed. For the process of literacy and literacy for the deaf to occur, the professional needs to understand and master the Brazilian Sign Language-Libras, the language that the deaf can master, through codes, thus inserting themselves into society, rescuing diversity, regardless of their social grade, race, religion and gender. Through this research, the pedagogical strategies of literacy teachers for deaf students are essential, in terms of their reach, and that of everyone around them, inserting the teaching-learning process, bringing good results in the individual's life, being literate and literate, carrying out inclusion for everyone, guaranteeing their rights to the world in which they live.
Palavras-chave: Alfabetização
Literacy
Letramento
Literacy
Surdo
Deaf
Professores
Teachers
Estratégias Pedagógicas
Pedagogical Strategies
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4018
Data do documento: 30-Nov-2023
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