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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
Autor(es): | Tosta, Kellita Lorrainne Lourenço |
Primeiro Orientador: | Silva, Cleber Cezar da |
Primeiro Membro da Banca: | Teixeira, Agda Lovato |
Segundo Membro da Banca: | Oliveira, Fernanda Bonfim de |
Resumo: | O presente artigo, visa analisar as principais pesquisas acerca da temática alfabetização e letramento do aluno surdo, uma vez que a Lei nº 10.436, de 4 de abril de 2002 estabelece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda no Brasil, onde sua metodologia procedeu em pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou resultados com poucas evoluções, onde alguns professores alcançaram seus objetivos dentro do currículo pedagógico, algumas estratégias fluíram e outras falharam. Para que ocorra o processo de alfabetização e letramento para surdos, o profissional necessita entender e dominar a Língua de Sinais Brasileira-Libras, a linguagem que o surdo consegue dominar, por meio de códigos, assim inserindo na sociedade, resgatando a diversidade, independentemente de seu grau social, raça, religião egênero. Por meio desta pesquisa é indispensável as estratégias pedagógicas dos professores alfabetizadores dos alunos surdos, quanto ao alcance do mesmo, e de todos ao seu redor, inserindo o processo de ensino aprendizagem, trazendo bons resultados na vida do indivíduo, sendo alfabetizado e letrado, realizando a inclusão a todos, garantindo os seus direitos ao mundo em que se vive |
Abstract: | This article aims to analyze the main research on the subject of literacy and literacy for deaf students, since Law No. 10,436, of April 4, 2002, establishes the Brazilian Sign Language as the official language of the deaf community in Brazil, where its methodology proceeded in bibliographical research. The study showed results with little evolution, where some teachers achieved their objectives within the pedagogical curriculum, some strategies flowed and others failed. For the process of literacy and literacy for the deaf to occur, the professional needs to understand and master the Brazilian Sign Language-Libras, the language that the deaf can master, through codes, thus inserting themselves into society, rescuing diversity, regardless of their social grade, race, religion and gender. Through this research, the pedagogical strategies of literacy teachers for deaf students are essential, in terms of their reach, and that of everyone around them, inserting the teaching-learning process, bringing good results in the individual's life, being literate and literate, carrying out inclusion for everyone, guaranteeing their rights to the world in which they live. |
Palavras-chave: | Alfabetização Literacy Letramento Literacy Surdo Deaf Professores Teachers Estratégias Pedagógicas Pedagogical Strategies |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4018 |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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