Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cleber Cezar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernanda Bonfim de-
dc.creatorTosta, Kellita Lorrainne Lourenço-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481461606894808pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T19:25:22Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-12-01T19:25:22Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4018-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the main research on the subject of literacy and literacy for deaf students, since Law No. 10,436, of April 4, 2002, establishes the Brazilian Sign Language as the official language of the deaf community in Brazil, where its methodology proceeded in bibliographical research. The study showed results with little evolution, where some teachers achieved their objectives within the pedagogical curriculum, some strategies flowed and others failed. For the process of literacy and literacy for the deaf to occur, the professional needs to understand and master the Brazilian Sign Language-Libras, the language that the deaf can master, through codes, thus inserting themselves into society, rescuing diversity, regardless of their social grade, race, religion and gender. Through this research, the pedagogical strategies of literacy teachers for deaf students are essential, in terms of their reach, and that of everyone around them, inserting the teaching-learning process, bringing good results in the individual's life, being literate and literate, carrying out inclusion for everyone, guaranteeing their rights to the world in which they live.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, visa analisar as principais pesquisas acerca da temática alfabetização e letramento do aluno surdo, uma vez que a Lei nº 10.436, de 4 de abril de 2002 estabelece a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial da comunidade surda no Brasil, onde sua metodologia procedeu em pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou resultados com poucas evoluções, onde alguns professores alcançaram seus objetivos dentro do currículo pedagógico, algumas estratégias fluíram e outras falharam. Para que ocorra o processo de alfabetização e letramento para surdos, o profissional necessita entender e dominar a Língua de Sinais Brasileira-Libras, a linguagem que o surdo consegue dominar, por meio de códigos, assim inserindo na sociedade, resgatando a diversidade, independentemente de seu grau social, raça, religião egênero. Por meio desta pesquisa é indispensável as estratégias pedagógicas dos professores alfabetizadores dos alunos surdos, quanto ao alcance do mesmo, e de todos ao seu redor, inserindo o processo de ensino aprendizagem, trazendo bons resultados na vida do indivíduo, sendo alfabetizado e letrado, realizando a inclusão a todos, garantindo os seus direitos ao mundo em que se vivept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kellita Lorrainne Lourenço Tosta (kellita.lorrainne@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-01T00:45:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf: 1087746 bytes, checksum: d586ef574d2fd5ff4abc62b1a0cb9513 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-01T19:25:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf: 1087746 bytes, checksum: d586ef574d2fd5ff4abc62b1a0cb9513 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-01T19:25:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf: 1087746 bytes, checksum: d586ef574d2fd5ff4abc62b1a0cb9513 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T19:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf: 1087746 bytes, checksum: d586ef574d2fd5ff4abc62b1a0cb9513 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical Strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KELLITA LORRAINE LOURENÇO TOSTA - VERSÃO FINAL 2023.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.