Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS METODOLOGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Autor(es): Silva, Thaís Suianne
Primeiro Orientador: Teixeira, Agda Lovato
Primeiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Rafael Vasconcelos de
Resumo: A Temática principal desta pesquisa são as metodologias e recursos para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas, fazendo uso dos números chamados naturais, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Objetivo deste artigo é dissertar sobre algumas estratégias que podem contribuir para o ensino do cálculo estimativo, cálculo mental e algoritmos, envolvendo os Números Naturais que requeiram o emprego dos conhecimentos das quatro operações básicas matemáticas (divisão, multiplicação, subtração e adição) nos primeiros anos do Ensino Fundamental, aos caminhos que levem ao aprendizado de forma atrativa e com dinâmica, e que, desta forma prepare os alunos à sanarem às precisões cotidianas, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem inteligência de forma prática, solucionando problemáticas, buscando e selecionando elementos para tomada de decisões e, ainda gerarem capacidade com amplitude para o manuseio de atividades no ramo matemático. Como metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica qualitativa, sendo possível o diálogo conceitual com alguns autores, analisando a teoria e na prática aplicada, a partir de uma abordagem analítica e descritiva referente a este tema. Por este as quatro operações matemáticas abrangem os cálculos imprescindíveis para o pensamento lógico quantitativo base para o aprendizado de matemática e torna-se necessário induzir o desenvolvimento cognitivo na busca de um melhor aprendizado.
Abstract: The main theme of this research is the methodologies and resources for teaching and learning the four mathematical operations, making use of so-called natural numbers, in the first years of Elementary School. The objective of this article is to discuss some strategies that can contribute to teaching estimative calculation, mental calculation and algorithms, involving Natural Numbers that require the use of knowledge of the four basic mathematical operations (division, multiplication, subtraction and addition) in the first years of Elementary Education, to paths that lead to learning in an attractive and dynamic way, and that, in this way, prepare students to deal with everyday needs, giving them the opportunity to develop intelligence in a practical way, solving problems, searching and selecting elements for decision making and also generate broad capacity for handling activities in the mathematical field. Qualitative bibliographical research was used as a methodology, making conceptual dialogue with some authors possible, analyzing theory and applied practice, based on an analytical and descriptive approach regarding this topic. Therefore, the four mathematical operations cover the essential calculations for quantitative logical thinking, the basis for learning mathematics and it is necessary to induce cognitive development in the search for better learning.
Palavras-chave: Aprendizagem
Learning
Matemática
Mathematics
Quatro Operações
Four Operations
Ensino
Teaching
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4014
Data do documento: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf740,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.