Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleber Cezar-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rafael Vasconcelos de-
dc.creatorSilva, Thaís Suianne-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935303892060360pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T20:21:52Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2023-11-29T20:21:52Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4014-
dc.description.abstractThe main theme of this research is the methodologies and resources for teaching and learning the four mathematical operations, making use of so-called natural numbers, in the first years of Elementary School. The objective of this article is to discuss some strategies that can contribute to teaching estimative calculation, mental calculation and algorithms, involving Natural Numbers that require the use of knowledge of the four basic mathematical operations (division, multiplication, subtraction and addition) in the first years of Elementary Education, to paths that lead to learning in an attractive and dynamic way, and that, in this way, prepare students to deal with everyday needs, giving them the opportunity to develop intelligence in a practical way, solving problems, searching and selecting elements for decision making and also generate broad capacity for handling activities in the mathematical field. Qualitative bibliographical research was used as a methodology, making conceptual dialogue with some authors possible, analyzing theory and applied practice, based on an analytical and descriptive approach regarding this topic. Therefore, the four mathematical operations cover the essential calculations for quantitative logical thinking, the basis for learning mathematics and it is necessary to induce cognitive development in the search for better learning.pt_BR
dc.description.resumoA Temática principal desta pesquisa são as metodologias e recursos para o ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas, fazendo uso dos números chamados naturais, nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Objetivo deste artigo é dissertar sobre algumas estratégias que podem contribuir para o ensino do cálculo estimativo, cálculo mental e algoritmos, envolvendo os Números Naturais que requeiram o emprego dos conhecimentos das quatro operações básicas matemáticas (divisão, multiplicação, subtração e adição) nos primeiros anos do Ensino Fundamental, aos caminhos que levem ao aprendizado de forma atrativa e com dinâmica, e que, desta forma prepare os alunos à sanarem às precisões cotidianas, dando-lhes a oportunidade de desenvolverem inteligência de forma prática, solucionando problemáticas, buscando e selecionando elementos para tomada de decisões e, ainda gerarem capacidade com amplitude para o manuseio de atividades no ramo matemático. Como metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica qualitativa, sendo possível o diálogo conceitual com alguns autores, analisando a teoria e na prática aplicada, a partir de uma abordagem analítica e descritiva referente a este tema. Por este as quatro operações matemáticas abrangem os cálculos imprescindíveis para o pensamento lógico quantitativo base para o aprendizado de matemática e torna-se necessário induzir o desenvolvimento cognitivo na busca de um melhor aprendizado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thaís Suianne da Silva (thais.suianne@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-11-29T18:56:49Z No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf: 757831 bytes, checksum: 5967b90f8e12214f0c00c40b1a797cac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-29T20:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf: 757831 bytes, checksum: 5967b90f8e12214f0c00c40b1a797cac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-11-29T20:21:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf: 757831 bytes, checksum: 5967b90f8e12214f0c00c40b1a797cac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T20:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf: 757831 bytes, checksum: 5967b90f8e12214f0c00c40b1a797cac (MD5) Previous issue date: 2023-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectQuatro Operaçõespt_BR
dc.subjectFour Operationspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAS METODOLOGIAS E RECURSOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaís Suianne da Silva Corrigido e Formatado versão final 2023.pdf740,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.