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Tipo: Dissertação
Título: A DIMENSÃO DA FORMAÇÃO OMNILATERAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO TAPUIA: UM ESTUDO DE CASO EM RUBIATABA (GOIÁS)
Autor(es): Silva, Valcione Francisca Gonçalves
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira
Primeiro Coorientador: São Bernardo, Mirelle Amaral de
Primeiro Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Segundo Membro da Banca: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Terceiro Membro da Banca: Monteiro, Hélio Simplicio Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da instituição associada Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. O estudo abordou a dimensão da formação omnilateral na educação escolar indígena do povo Tapuia, com ênfase na prática pedagógica do Colégio Estadual Indígena Cacique José Borges (CEICJB), localizado na Aldeia do Carretão, em Rubiataba, Goiás. O objetivo geral consistiu em observar e analisar o processo formativo desenvolvido nessa escola indígena, desdobrando-se em objetivos específicos que incluíram a análise do ensino-aprendizagem, a descrição da cultura e práticas sociais relacionadas à educação escolar, a identificação de mudanças nas concepções sobre a educação escolar indígena e a elaboração de um documentário para divulgar as experiências dessa realidade. Como processo metodológico, a investigação utilizou a abordagem qualitativa com foco no estudo de caso, conduzido durante os meses de março a junho de 2023. Inicialmente, a população da pesquisa consistia em sete alunos matriculados nas séries do Ensino Médio (segunda e terceira), sendo posteriormente ampliada, para incluir três alunos da primeira série, somando dez alunos participantes da investigação. Além desses, foram entrevistados os oito professores que atuam no Ensino Médio, a gestora da escola, a secretária de educação do município onde está sediada a escola (a Secretária de Educação de Rubiataba), o Coordenador Regional da Coordenação Estadual de Educação de Rubiataba e o Cacique representante da aldeia, resultando em doze sujeitos. A coleta de dados mobilizou diferentes instrumentos, de acordo com os grupos de participantes. Os estudantes do Ensino Médio responderam ao questionário semiestruturado, composto por oito questões objetivas e três questões abertas/discursivas. Para os demais participantes da pesquisa foram conduzidas entrevistas com base em um roteiro previamente estabelecido. Durante esse trabalho de coleta de dados utilizou-se de aplicativos de gravação de áudio, bem como de dispositivos móveis, e uma filmadora para registrar as interações, seguida da transcrição, análise e tratamento das informações coletadas. O estudo demonstrou que a escola indígena promove uma educação intercultural que integra conhecimentos científicos e culturais indígenas. Além disso, a pesquisa destacou a importância de pensar uma educação escolar indígena que respeite a diversidade cultural e valorize as particularidades de cada comunidade. A escola investigada possui uma estrutura adequada e promove a interação entre estudantes indígenas e não indígenas, enriquecendo a experiência educacional de ambos. O estudo revelou que a formação dos estudantes indígenas deve estar vinculada aos saberes de seu povo, mas também deve prepará-los para os desafios da sociedade globalizada, evidenciando a inserção e apropriação da perspectiva formativa conhecida como formação omnilateral, concebida pelo teórico Antônio Gramsci, e no Brasil, difundida por Dante Moura, Marise Ramos, Maria Ciavatta, entre outros, que refere-se à compreensão do mundo pelas pessoas por meio de características do mundo real (ciência), da apreciação (ética) e da simbolização (arte), reconhecida como conhecimento de formação geral, bem como por meio das artes, pinturas corporais e grafismo, a ética, o respeito pela cultura indígena, os costumes, as tradições da sociedade, entre outros, difundidos pelo programa Goiás Tec, presente no ensino médio da escola pesquisada, que também trabalha/aborda os conhecimentos científicos. A pesquisa resultou na produção de um documentário intitulado: “Histórias e resiliências formativas capturadas na educação escolar do Povo Tapuia”, que conta a história da educação escolar indígena do povo Tapuia e suas resiliências formativas.
Abstract: This research is linked to the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the associated institution Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. The study addressed the dimension of omnilateral training in the indigenous school education of the Tapuia people, with an emphasis on the pedagogical practice of the Colégio Estadual Indígena Cacique José Borges (CEICJB), located in Aldeia do Carretão, in Rubiataba, Goiás. The general objective consisted of observing and analyze the training process developed in this indigenous school, unfolding into specific objectives that included the analysis of teaching-learning, the description of the culture and social practices related to school education, the identification of changes in conceptions about indigenous education and the elaboration of a documentary to publicize the experiences of this reality. As a methodological process, the investigation used a qualitative approach focusing on the case study conducted during the months of March to June 2023. Initially, the research population consisted of seven students enrolled in the High School series (second and third), being later expanded to include three first grade students, totaling ten students participating in the investigation. In addition to these, the eight teachers who work in high school were interviewed, the school manager, the secretary of education of the municipality where the school is based (the Secretary of Education of Rubiataba), the Regional Coordinator of the State Coordination of Education of Rubiataba and the Chief representative of the village, resulting in twelve subjects. Data collection mobilized different instruments, according to the groups of participants. High school students responded to the semi-structured questionnaire, consisting of eight objective questions and three open/discursive questions. For the remaining research participants, interviews were conducted based on a previously established script. During this data collection work, audio recording applications were used, as well as mobile devices, and a camcorder to record interactions, followed by transcription, analysis and processing of the information collected. The study demonstrated that indigenous schools promote intercultural education that integrates indigenous scientific and cultural knowledge. Furthermore, the research highlighted the importance of thinking about indigenous school education that respects cultural diversity and values the particularities of each community. The school investigated has an adequate structure and promotes interaction between indigenous and non-indigenous students, enriching the educational experience of both. The study revealed that the training of indigenous students must be linked to the knowledge of their people but must also prepare them for the challenges of a globalized society. It also demonstrates that the school investigated has an adequate structure and promotes interaction between indigenous and non-indigenous students. The investigation found that the educational training experienced by indigenous students must be linked to the knowledge of their people, in addition to preparing them for the challenges of a globalized society, highlighting the insertion and appropriation of the training perspective known as omnilateral training, conceived by theorist Antônio Gramsci and in Brazil disseminated by Dante Moura, Marise Ramos, Maria Ciavatta, among others, which refers to people's understanding of the world through characteristics of the real world (science), appreciation (ethics) and symbolization (art), which is recognized as general training knowledge. Through arts, body painting and graphics, ethics and respect for indigenous culture, customs, traditions of society, among others, disseminated by the Goiás Tec program, present in high school at the researched school, which also works/addresses Scientific knowledge. The research resulted in the production of a documentary entitled: “Stories and formative resilience captured in the school education of the Tapuia People”, which tells the story of the indigenous school education of the Tapuia people and their formative resilience
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena
Povo Tapuia
Formação Omnilateral
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4013
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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