Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Título(s) alternativo(s): THE IMPORTANCE OF THE THEORY OF MULTIPLE INTELLIGENCES FOR TEACHING PRACTICE
Autor(es): Batista, Michelle Dayane Gonçalves
Primeiro Orientador: Santos, Maria Lícia dos
Primeiro Membro da Banca: Silva, Ilmo Correia
Segundo Membro da Banca: Pereira, Míriam Lúcia Reis Macedo
Resumo: O presente estudo objetiva conhecer as principais produções científicas contemporâneas, da área da educação, que versam a respeito das inteligências múltiplas, proposta por Gardner, com o desígnio de compreender a sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem. O aporte teórico está embasado em publicações e pesquisas de estudiosos que investigam a relevância da teoria das inteligências múltiplas na prática docente brasileira. A adoção das inteligências múltiplas permite vislumbrar uma educação escolar diferenciada, pois nela reconhece que as pessoas são diferentes e possuem habilidades distintas o que configura que a aprendizagem pode ocorrer de forma diversa e que cada um pode aprender do seu jeito e no seu tempo. O conhecimento e adoção da teoria das inteligências múltiplas pelos professores em sala, abrem novas possibilidades de conhecimento e desenvolvimento, o que permite a ampliação das habilidades nos educandos.
Abstract: The present study aims to understand the main contemporary scientific productions in the area of education, which deal with multiple intelligences, proposed by Gardner, with the aim of understanding their applicability in the teaching and learning process. The theoretical contribution is based on publications and research by scholars who investigate the relevance of the theory of multiple intelligences in Brazilian teaching practice. The adoption of multiple intelligences allows us to envisage a differentiated school education, as it recognizes that people are different and have abilities with different configurations, which means that learning can occur in different ways and that each person can learn in their own way and at their own time. The knowledge and adoption of the theory of multiple intelligences by teachers in the classroom opens up new possibilities for knowledge and development, which allows students to expand their skills.
Palavras-chave: Inteligências Múltiplas
Multiple Intelligences
Educação
Education
Docência
Teaching
Aprendizagem
Learning
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4001
Data do documento: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Michelle Dayane.pdf668,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.