Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3947
Tipo: Dissertação
Título: A COMPOSTAGEM COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Título(s) alternativo(s): COMPOSTING AS AN INTERDISCIPLINARY RESOURCE FOR THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES
Autor(es): Silva, Jean
Primeiro Orientador: Moreira, Débora
Primeiro Membro da Banca: Moreira, Debora
Segundo Membro da Banca: Silveira, Ricardo
Terceiro Membro da Banca: Silva, Mauricio
Resumo: O ensino das disciplinas de Química, Física e de Biologia quando é realizado de forma descontextualizada empregando-se cálculos e/ou descrevendo-se ciclos naturais que envolvam termos desconhecidos, apenas com a finalidade de repasse de conteúdos determinados pela grade curricular, contribue para um desinteresse e distanciamento por parte do aluno por achá-las de difícil entendimento. O emprego de recursos didáticos que conectam o aluno à sua realidade, ao mesmo tempo em que facilitam o repasse dos conteúdos e dinamizam as aulas, resgatam a sua atenção e consequentemente o seu interesse por estas disciplinas. Soma-se a isto, a melhoria na qualidade do trabalho do professor pela percepção dos resultados alcançados e o favorecimento da sua criatividade no planejamento de ações que potencializem a participação da turma. Considerando o exposto, esta pesquisa objetivou reconhecer por meio de diagnóstico as metodologias empregadas e os problemas enfrentados pelos professores de Química, Física e Biologia do Curso de Agropecuária Integrado, assim como a percepção dos alunos quanto a estas metodologias aplicadas e as dificuldades enfrentadas. Com base nas informações coletadas foi elaborada uma sequência didática que demonstrasse a possibilidade de emprego dos processos da compostagem como recurso didático interdisciplinar no ensino das disciplinas supracitadas, buscando avaliar a eficácia deste produto educacional por meio da seguinte pergunta norteadora: De que forma o ensino da compostagem como um recurso didático interdisciplinar pode contribuir para o ensino de Ciências da Natureza? A pesquisa é do tipo pesquisa ação na qual se empregou uma abordagem mista (qualiquantitativa), utilizando-se de três encontros para a sua aplicação, tendo como foco a implementação de uma nova estratégia didática por meio da aplicação de um produto educacional. Os resultados alcançados evidenciaram que: a utilização da prática da compostagem pode contribuir como recurso didático interdisciplinar no processo de ensino - aprendizagem para as disciplinas de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, pois os processos químicos, físicos e biológicos observados, quando apoiados na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas – APB, na forma de situações - problemas favoreceram a compreensão dos conteúdos ministrados nestas disciplinas; o emprego da APB proporcionou aos alunos um ambiente investigativo, instigando-os a exercitar a capacidade de raciocínio e de trabalho em equipe; o incentivo à participação proporcionou aos discentes, uma construção gradativa do conhecimento a partir do resgate contínuo dos conhecimentos obtidos durante as etapas da aplicação da sequência didática. Há a necessidade de repensar a grade curricular e o planejamento pedagógico de forma a discutir a formação continuada dos docentes nos aspectos da interdisciplinaridade e do emprego da metodologia da APB. A estratégia didática proposta, quando considerados os contextos planejados, tem potencial para ser replicada nas demais disciplinas do Ensino Médio, como: Língua Portuguesa; História, Matemática, Filosofia, dentre outras.
Abstract: The teaching of the disciplines of Chemistry, Physics and Biology when it is carried out in a decontextualized way using calculations and/ or describing natural cycles involving unknown terms, only for the purpose of transferring content determined by the curriculum, contribute to a student’s disinterest and distancing for finding them difficult to understand. The use of didactic resources that connect the student to their reality, while facilitating the transfer of content and dynamize the classes, rescue their attention and consequently their interest in these disciplines. In addition, the improvement in the quality of the teacher’s work by the perception of the results achieved and the favoring of his creativity in the planning of actions that enhance the participation of the class. Considering the above, this research aimed to recognize through diagnosis the methodologies used and the problems faced by teachers of Chemistry, Physics and Biology of the Integrated Agricultural Course, perception of these applied methodologies and the difficulties faced. Based on the information collected, a didactic sequence was elaborated that demonstrated the possibility of using composting processes as an interdisciplinary didactic resource in the teaching of the above mentioned disciplines, seeking to evaluate the effectiveness of this educational product through the following guiding question: How the teaching of composting as an interdisciplinary didactic resource can contribute to the teaching of Natural Sciences? The research is of the type action research in which a mixed approach was used (qualiquantitative), using three meetings for its application, focusing on the implementation of a new didactic strategy through the application of an educational product. The results showed that: the use of the practice of composting can contribute as an interdisciplinary didactic resource in the teaching process - learning for the disciplines of Chemistry, Physics and Biology in High School, because the chemical observed, when supported by the methodology of Problem-Based Learning - APB, in the form of situations - problems favored the understanding of the contents taught in these disciplines; the use of APB provided students with an investigative environment, to exercise the capacity of reasoning and teamwork; the incentive to participation provided to the students, a gradual construction of knowledge from the continuous rescue of knowledge obtained during the stages of the application of the didactic sequence. There is a need to rethink the curriculum and pedagogical planning in order to discuss the continuing education of teachers in the aspects of interdisciplinarity and the use of the APB methodology. The proposed didactic strategy, when considering the planned contexts, has the potential to be replicated in other disciplines of high school, such as: Portuguese Language; History, Mathematics, Philosophy, among others.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Educação básica
Transversalidade
Produto Educacional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3947
Data do documento: 21-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Jean Magalhães da Silva.pdfDissertação3,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto educacioal_Jean Magalhães da Silva.pdfGuia interdisciplinar5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.