Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3944
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(es): Silva Junior, Paulo Joaquim
Primeiro Orientador: Braga, Adriano Honorato
Resumo: Percebe-se nos dias atuais a grande utilização de tecnologias digitais, por vezes é notado até mesmo uma dependência dos mesmos, por conta disto torna-se relevante o tema desta pesquisa sendo ele Softwares Educacionais como Recursos Essenciais na Educação Matemática. A tecnologia avançou e muito nos últimos anos. A nova geração já a absorve quase que instantaneamente. A base utilizada nas tecnologias digitais é a matemática. Já a educação ainda a passos lentos tenta acompanhar toda essa dinâmica. Logo se deve pensar, por que não usar na educação toda tecnologia digital atrelada ao ensino da matemática? Quais softwares educacionais são utilizados nas aulas de matemática e de que maneira o professor aproveita esses recursos em seu planejamento? Nesse sentido, essa pesquisa procurou mostrar que os recursos digitais são essenciais para motivar e alavancar o ensino de matemática em sala de aula, especialmente para essas novas gerações. Assim, esse estudo caracteriza-se como qualitativo, tipo revisão bibliográfica, tendo como fonte de pesquisa o google acadêmico. Ressaltando a importância desses recursos, a capacitação necessária aos professores de matemática e especialmente o que apontam as mais diversas pesquisas a respeito do uso dessas tecnologias na educação.
Abstract: Nowadays the great use of digital technologies, sometimes even a dependence on them is noticed, because of this, the theme of this research becomes relevant, being Educational Software as Essential Resources in Mathematics Education. Technology has advanced a lot in recent years. The new generation already absorbs it almost instantly. The basis used in digital technologies is mathematics. Education, on the other hand, still at a slow pace, tries to keep up with all this dynamic. Therefore, one must think, why not use all digital technology linked to the teaching of mathematics in education? What educational software are used in math classes and how do teachers take advantage of these resources in their planning? In this sense, this research sought to show that digital resources are essential to motivate and leverage the teaching of mathematics in the classroom, especially for these new generations. Thus, this study is characterized as a qualitative, bibliographical review type, using google academic as a research source. Emphasizing the importance of these resources, the necessary training for mathematics teachers and especially what the most diverse researches point out about the use of these technologies in education.
Palavras-chave: Ensino
Matemática
Softwares educacionais
Tecnologia da informação
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3944
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdfArtigo completo versão pós banca180,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdfTermo de Aprovação45,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdfTCAE85,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.