Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Braga, Adriano Honorato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3670394035811712 | pt_BR |
dc.creator | Silva Junior, Paulo Joaquim | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2508203086149071 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T00:06:36Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11 | - |
dc.date.available | 2023-10-16T00:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3944 | - |
dc.description.abstract | Nowadays the great use of digital technologies, sometimes even a dependence on them is noticed, because of this, the theme of this research becomes relevant, being Educational Software as Essential Resources in Mathematics Education. Technology has advanced a lot in recent years. The new generation already absorbs it almost instantly. The basis used in digital technologies is mathematics. Education, on the other hand, still at a slow pace, tries to keep up with all this dynamic. Therefore, one must think, why not use all digital technology linked to the teaching of mathematics in education? What educational software are used in math classes and how do teachers take advantage of these resources in their planning? In this sense, this research sought to show that digital resources are essential to motivate and leverage the teaching of mathematics in the classroom, especially for these new generations. Thus, this study is characterized as a qualitative, bibliographical review type, using google academic as a research source. Emphasizing the importance of these resources, the necessary training for mathematics teachers and especially what the most diverse researches point out about the use of these technologies in education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Percebe-se nos dias atuais a grande utilização de tecnologias digitais, por vezes é notado até mesmo uma dependência dos mesmos, por conta disto torna-se relevante o tema desta pesquisa sendo ele Softwares Educacionais como Recursos Essenciais na Educação Matemática. A tecnologia avançou e muito nos últimos anos. A nova geração já a absorve quase que instantaneamente. A base utilizada nas tecnologias digitais é a matemática. Já a educação ainda a passos lentos tenta acompanhar toda essa dinâmica. Logo se deve pensar, por que não usar na educação toda tecnologia digital atrelada ao ensino da matemática? Quais softwares educacionais são utilizados nas aulas de matemática e de que maneira o professor aproveita esses recursos em seu planejamento? Nesse sentido, essa pesquisa procurou mostrar que os recursos digitais são essenciais para motivar e alavancar o ensino de matemática em sala de aula, especialmente para essas novas gerações. Assim, esse estudo caracteriza-se como qualitativo, tipo revisão bibliográfica, tendo como fonte de pesquisa o google acadêmico. Ressaltando a importância desses recursos, a capacitação necessária aos professores de matemática e especialmente o que apontam as mais diversas pesquisas a respeito do uso dessas tecnologias na educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Paulo Joaquim da Silva Junior (2020103301160061@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-17T17:31:33Z No. of bitstreams: 1 SILVA, Paulo Joaquim - SOFTWARES EDUCACIONAIS.pdf: 185195 bytes, checksum: c463edfaad725bae1e866953fc04e222 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Paulo informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta a folha de aprovação tem que estar assinada por todos os membros da banca. -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-08-17T17:45:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Paulo Joaquim da Silva Junior (2020103301160061@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-11T16:59:03Z No. of bitstreams: 3 SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA versão pós banca (1).pdf: 185195 bytes, checksum: c463edfaad725bae1e866953fc04e222 (MD5) 4. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1).pdf: 46743 bytes, checksum: 291fe2d03f91c0e07c41ca1c883fbf82 (MD5) TCAE-Paulo Joaquim.pdf: 87492 bytes, checksum: 4bd5eff0b88fbb91b831241553040bfd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-15T23:54:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA versão pós banca (1).pdf: 185195 bytes, checksum: c463edfaad725bae1e866953fc04e222 (MD5) 4. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1).pdf: 46743 bytes, checksum: 291fe2d03f91c0e07c41ca1c883fbf82 (MD5) TCAE-Paulo Joaquim.pdf: 87492 bytes, checksum: 4bd5eff0b88fbb91b831241553040bfd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-16T00:04:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA versão pós banca (1).pdf: 185195 bytes, checksum: c463edfaad725bae1e866953fc04e222 (MD5) 4. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1).pdf: 46743 bytes, checksum: 291fe2d03f91c0e07c41ca1c883fbf82 (MD5) TCAE-Paulo Joaquim.pdf: 87492 bytes, checksum: 4bd5eff0b88fbb91b831241553040bfd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-16T00:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 3 SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA versão pós banca (1).pdf: 185195 bytes, checksum: c463edfaad725bae1e866953fc04e222 (MD5) 4. ATA DE DEFESA DE ARTIGO PARA CERTIFICAÇÃO COMO ESPECIALISTA EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1).pdf: 46743 bytes, checksum: 291fe2d03f91c0e07c41ca1c883fbf82 (MD5) TCAE-Paulo Joaquim.pdf: 87492 bytes, checksum: 4bd5eff0b88fbb91b831241553040bfd (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Softwares educacionais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO RECURSOS ESSENCIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdf | Artigo completo versão pós banca | 180,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdf | Termo de Aprovação | 45,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE_Paulo Joaquim da Silva Junior.pdf | TCAE | 85,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.