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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSTA DE UM GUIA DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
metadata.dc.creator: Vilarinho, Arilanne
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Ricardo
metadata.dc.description.resumo: A promoção da inclusão nos sistemas educacionais ainda representa um obstáculo para os profissionais que integram o mesmo, principalmente na disciplina de Biologia, que envolve temas muito visuais e abstratos, de difícil compreensão para alunos com deficiência visual. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um guia de orientação pedagógica sobre a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Biologia, direcionado aos alunos do ensino médio. Esta dissertação foi dividida em três capítulos e cada um deste encontra-se descrito um artigo desenvolvido. Inicialmente, foi realizado um estudo que buscou produzir um levantamento bibliográfico a respeito das políticas educacionais brasileiras que regulamentam o processo inclusivo de alunos com deficiência visual elaboradas a partir da segunda metade do século XIX até a atualidade. Em seguida, uma pesquisa bibliográfica acerca do processo inclusivo de alunos com deficiência visual no ensino de Biologia. Posteriormente, a realização de um estudo que procurou analisar por meio do estado da arte as dissertações e produtos educacionais direcionados ao ensino de Biologia para alunos com deficiência visual, no período entre 2011 a 2021. Após a realização dos estudos mencionados, foi desenvolvido o produto educacional desta pesquisa, que consiste em um “Guia de Orientação Pedagógica: inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Biologia”, com sequências didáticas utilizando recursos inclusivos que atendem as especificidades de alunos cegos no ensino de genética mendeliana e meiose. Em face do exposto, foi possível atingir o objetivo de produzir um guia de orientação pedagógica, além de três artigos científicos e, considerando os trabalhos produzidos, verificou-se que as práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Biologia para alunos com deficiência visual são limitadas e ainda existem muitos espaços que podem ser explorados para ampliar as oportunidades de aprendizado do aluno com deficiência visual.
Abstract: Promoting inclusion in educational systems still represents an obstacle for professionals who are part of it, especially in the Biology discipline, which involves very visual and abstract themes, which are difficult to understand for students with visual impairments. Given this, the present research aimed to develop a pedagogical guidance guide on the inclusion of students with visual impairments in Biology teaching, aimed at high school students. This dissertation was divided into three chapters and each of them contains a developed article. Initially, a study was carried out that sought to produce a bibliographical survey regarding Brazilian educational policies that regulate the inclusive process for students with visual impairments drawn up from the second half of the 19th century to the present. Then, a bibliographical research on the inclusive process of students with visual impairments in Biology teaching. Subsequently, a study was carried out that sought to analyze, through the state of the art, dissertations and educational products aimed at teaching Biology for students with visual impairments, in the period between 2011 and 2021. After carrying out the aforementioned studies, the product was developed educational aspect of this research, which consists of a “Pedagogical Guidance Guide: inclusion of students with visual impairments in Biology teaching”, with didactic sequences using inclusive resources that meet the specificities of blind students in teaching Mendelian genetics and meiosis. In view of the above, it was possible to achieve the objective of producing a pedagogical guidance guide, in addition to three scientific articles and, considering the work produced, it was found that inclusive pedagogical practices in teaching Biology for students with visual impairments are limited and There are still many spaces that can be explored to expand learning opportunities for students with visual impairments.
Keywords: Prática Pedagógica
Aula de Biologia
Inclusão
Estudante Cego
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3941
Issue Date: 5-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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