Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3928
Tipo: Dissertação
Título: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Cunha, Well Max Maia da
Primeiro Orientador: Felício, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Felício, Cinthia Maria
Segundo Membro da Banca: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Terceiro Membro da Banca: Ribeiro, Katia Dias Ferreira
Resumo: A Matemática, enquanto conhecimento científico, possui uma elevada importância para o encadeamento conceitual e lógico necessários ao desenvolvimento humano, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seu ensino deve estimular processos mais elaborados de reflexão e de abstração, que deem sustentação a modos de pensar e permitam aos alunos formular e resolver problemas em diversos contextos com auxílio de recursos matemáticos. A operacionalização de metodologias e estratégias didáticas pelos professores em sala de aula no ensino de Matemática pode enriquecer a discussão sobre conceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa de dissertação tem como temática central uso de jogos no ensino de Matemática, mais especificamente, a construção de jogos juntamente com os alunos, o que pode proporcionar uma mobilização de ideias, pensamentos, formalizações acerca de conteúdos apresentados como sendo os de maior dificuldade de assimilação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e participante, com abordagem qualitativa, com objetivo geral de investigar como a construção e utilização de jogos com alunos do terceiro ano do Ensino Médio pode interferir no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos. Para coleta de informações, utilizamos questionários estruturados para alunos e professores e a observação das fases de construção dos jogos. No que concerne ao método de análise das informações, utilizamos a Análise de Conteúdo que nos auxiliou no tratamento e categorização das informações coletadas. Foram construídos três jogos, desenvolvidos, testados, estudados, avaliados pelos estudantes sujeitos da pesquisa e apontamos que a construção de jogos juntamente com eles possibilita um maior compromisso no processo de ensino–aprendizagem de conceitos matemáticos. Isso só é possível pelo encanto que encontram na possibilidade de estarem jogando e aprendendo na escola com seus colegas, sendo a nossa proposta capaz de os mobilizar para alcançar os conhecimentos necessários e serem incentivados a pesquisar, testarem suas hipóteses, estabelecerem conjecturas sobre as propriedades matemáticas, trocar ideias entre os colegas, sendo instigados a fazerem uso da criatividade e da autonomia para construção de jogos educativos, em favor do próprio aprendizado. Por fim foi elaborado um caderno orientativo, produto educacional que visa contribuir para a prática metodológica de outros professores, incentivando a inserção do lúdico em sala de aula por meio da utilização planejada de jogos pedagógicos e educativos.
Abstract: Mathematics, as scientific knowledge, has a high importance for the conceptual and logical chaining necessary for human development, according to the National Common Curricular Base (BNCC), its teaching should stimulate more elaborate processes of reflection and abstraction, which supports ways of thinking and allows students to formulate and solve problems in different contexts with the aid of mathematical resources. The operationalization of didactic methodologies and strategies by teachers in the classroom in Mathematics teaching can enrich the discussion about mathematical concepts in the teaching-learning process. This dissertation research has as its central theme the use of games in the teaching of Mathematics, more specifically, the construction of games together with the students, which can provide a mobilization of ideas, thoughts, formalizations about contents presented as being the most difficult ones of assimilation. This is a descriptive and participatory research, with a qualitative approach, with the general objective of investigating how the construction and use of games with third-year high school students can interfere in the teaching-learning process of mathematical concepts. To collect information, we used structured questionnaires for students and teachers and observation of the construction phases of the games. With regard to the method of analyzing the information, we used Content Analysis, which helped us in the treatment and categorization of the collected information. Three games were built, developed, tested, studied, evaluated by the research subject students and we pointed out that the construction of games together with them enables a greater commitment in the teaching-learning process of mathematical concepts. This is only possible due to the charm they find in the possibility of playing and learning at school with their peers, and our proposal is capable of mobilizing them to achieve the necessary knowledge and encouraging them to research, test their hypotheses, establish conjectures about the math properties, exchanging ideas among colleagues, being encouraged to use their creativity and autonomy to build educational games, in favor of their own learning. Finally, an orientation notebook was elaborated, an educational product that aims to contribute to the methodological practice of other teachers, encouraging the insertion of the ludic in the classroom through the planned use of pedagogical and educational games.
Palavras-chave: Lúdico
Jogos educativos
Matemática
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3928
Data do documento: 9-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.