Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3918
Tipo: Dissertação
Título: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19): PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
Título(s) alternativo(s): TEACHING-LEARNING PROCESS IN TIMES OF PANDEMIC (COVID-19): PERSPECTIVES AND EXPERIENCES OF INTEGRATED HIGH EDUCATION AT THE FEDERAL INSTITUTE OF GOIANO – CAMPUS CERES
Autor(es): Camargos, Naiara Maria de Sousa
Primeiro Orientador: Alves, Elis Dener Lima
Primeiro Coorientador: Noll, Matias
Primeiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Segundo Membro da Banca: Lima, Erondina Azevedo de
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem compreende pelo conjunto de interações entre professores e estudantes, com o propósito de promover o aprendizado e facilitar a aquisição de novos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Com o distanciamento social imposto pela pandemia COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, exigindo uma reestruturação rápida nos modelos educacionais o que ocasionou na migração obrigatória para o ensino remoto. Diante desse cenário as interações habituais entre estudantes e professores foram comprometidas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e conflitos enfrentados no processo de ensino-aprendizagem por professores e estudantes durante a pandemia de Covid-19 dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica de natureza mista, com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se a análise documental e a aplicação de questionários a professores e estudantes por meio do Google Forms. Posteriormente, os dados quantitativos foram analisados por meio da análise estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo, seguindo a perspectiva de Bardin (2011). Os resultados apontaram que professores e estudantes sentiram dificuldades em interagir por meio das ferramentas tecnológicas. Os professores por sua vez, apontaram como principal desafio a falta de habilidades com os recursos tecnológicos e a baixa participação dos estudantes nas aulas. Por outro lado, os estudantes afirmaram que a falta de interação e diálogo afetou negativamente sua motivação e apontaram o trabalho como um dos principais motivos para sua baixa participação nas aulas remotas. Dessa forma, professores e estudantes relataram ter considerado o processo de ensino-aprendizagem durante as aulas remotas como pouco satisfatório. Como desdobramento da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, uma cartilha intitulada “Lições do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 na Educação Profissional e Tecnológica”, cujo objetivo foi resgatar memórias referentes ao processo de ensino-aprendizagem durante as atividades remotas, bem como as lições adquiridas nesse período.
Abstract: The teaching-learning process is encompassed by the series of interactions between teachers and students with the purpose of promoting learning and facilitating the acquisition of new knowledges, skills, values and attitudes. With the social distancing imposed by the Covid-19 pandemic, classroom lessons were suspended, demanding a speedy restructuring of educational models, which led to a mandatory migration to remote classes. In this scenary, habitual interactions between students and teachers were compromised. In this sense, the goal of this research is to analyze the challenges and conflicts faced in the teaching-learning process during the Covid-19 pandemic by teachers and students of the Technical Courses Integrated to High School at the Federal Institute of Science and Technology – Campus Ceres. With this aim, it was adopted a methodological approach of a mixed nature, with bibliographical, documental and case study researches. Data collection took place through document analysis and application of questionnaires with teachers and students through Google Forms. Quantitative data were later analyzed using inferential descriptive statistics, while qualitative data were submitted to content analysis following the perspective of Bardin (2011). Results showed that teachers and students suffered with interaction through technological tools. Teachers also reported as their main challenge the lack of skills with technological resources and low participation of students in classes. On the other hand, students said that lack of interaction and dialogue affected negatively their motivation and pointed work as one of the main reasons for low participation in remote classes. Therefore, teachers and students reported considering the teaching-learning process during remote classes as unsatisfactory. As a result of the research, an educational product was elaborated, a booklet entitled “Lessons from remote teaching during the Covid-19 pandemic in Professional and Technological Education”, whose objective was to rescue memories related to the teaching-learning process during remote activities, as well as the lessons learned during this period.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino-aprendizagem
Desafios
Educação Profissional e tecnológica
Lacunas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3918
Data do documento: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons