Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTADO DO CONHECIMENTO
Autor(es): Amorim, Fernanda Gonzaga
Primeiro Orientador: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
Primeiro Membro da Banca: Silva, Jesiel Souza
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, realizada por meio de busca no Google Acadêmico, tendo como recorte temporal o ano de 2023 e utilizando os descritores "brincar", "Educação Infantil", "desenvolvimento infantil", "aprendizagem", "formação do professor", "ludicidade" e "criatividade". Os resultados indicam que o ato de brincar na Educação Infantil promove o desenvolvimento da criatividade, imaginação, curiosidade e autonomia das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento social e emocional. Os estudos examinados são relevantes para o progresso do entendimento acerca da Educação Infantil, provendo uma base teórica e prática para a capacitação dos professores e para a promoção de uma educação mais inclusiva e lúdica. A abordagem multidisciplinar e integrada presente na produção científica sobre a Educação Infantil possui a capacidade de gerar mudanças significativas nas políticas públicas e nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento mais completo e equilibrado das crianças.
Abstract: Playfulness and games have been fundamental elements in early childhood education, significantly contributing to the cognitive, social, emotional, and physical development of children. Teacher training is one of the keys to using these pedagogical resources effectively, creatively, and safely. This article presents a bibliographic research of the state of knowledge type, carried out through a search on Google Scholar, with a temporal cut-off of the year 2023 and using the descriptors "play," "early childhood education," "child development," "learning," "teacher training," "playfulness," and "creativity." The results indicate that the act of playing in early childhood education promotes the development of children's creativity, imagination, curiosity, and autonomy, in addition to contributing to their social and emotional development. Teacher training is essential for educators to propose playfulness as a pedagogical resource, recognizing the importance of play in child development and promoting playfulness in an appropriate and efficient manner. The examined studies are relevant to the progress of understanding early childhood education, providing a theoretical and practical foundation for teacher training and the promotion of a more inclusive and playful education. The multidisciplinary and integrated approach present in scientific production on early childhood education has the capacity to generate significant changes in public policies and pedagogical practices, aiming for the more complete and balanced development of children.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Formação do Professor
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3917
Data do documento: 8-Set-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfTCC_ Fernanda Gonzaga Amorim189,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfAta de defesa_Fernanda Gonzaga Amorim188,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfTermo de Autorização_ Fernanda Gonzaga Amorim152,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.