Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jesiel Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262375754694269pt_BR
dc.contributor.referee2Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorAmorim, Fernanda Gonzaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301063044169575pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T02:02:00Z-
dc.date.available2023-09-15-
dc.date.available2023-09-11T02:02:00Z-
dc.date.issued2023-09-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3917-
dc.description.abstractPlayfulness and games have been fundamental elements in early childhood education, significantly contributing to the cognitive, social, emotional, and physical development of children. Teacher training is one of the keys to using these pedagogical resources effectively, creatively, and safely. This article presents a bibliographic research of the state of knowledge type, carried out through a search on Google Scholar, with a temporal cut-off of the year 2023 and using the descriptors "play," "early childhood education," "child development," "learning," "teacher training," "playfulness," and "creativity." The results indicate that the act of playing in early childhood education promotes the development of children's creativity, imagination, curiosity, and autonomy, in addition to contributing to their social and emotional development. Teacher training is essential for educators to propose playfulness as a pedagogical resource, recognizing the importance of play in child development and promoting playfulness in an appropriate and efficient manner. The examined studies are relevant to the progress of understanding early childhood education, providing a theoretical and practical foundation for teacher training and the promotion of a more inclusive and playful education. The multidisciplinary and integrated approach present in scientific production on early childhood education has the capacity to generate significant changes in public policies and pedagogical practices, aiming for the more complete and balanced development of children.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento, realizada por meio de busca no Google Acadêmico, tendo como recorte temporal o ano de 2023 e utilizando os descritores "brincar", "Educação Infantil", "desenvolvimento infantil", "aprendizagem", "formação do professor", "ludicidade" e "criatividade". Os resultados indicam que o ato de brincar na Educação Infantil promove o desenvolvimento da criatividade, imaginação, curiosidade e autonomia das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento social e emocional. Os estudos examinados são relevantes para o progresso do entendimento acerca da Educação Infantil, provendo uma base teórica e prática para a capacitação dos professores e para a promoção de uma educação mais inclusiva e lúdica. A abordagem multidisciplinar e integrada presente na produção científica sobre a Educação Infantil possui a capacidade de gerar mudanças significativas nas políticas públicas e nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento mais completo e equilibrado das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Gonzaga Amorim (fernanda.amorim@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-09-08T16:54:53Z No. of bitstreams: 4 TCC FERNANDA.pdf: 194527 bytes, checksum: 310ca8dfb4ad9b41b919ced62604530c (MD5) Ata de defesa Fernanda amorim.pdf: 193310 bytes, checksum: 7b3a332a512d09a908ab0ae2ae05661a (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_assinado.pdf: 156410 bytes, checksum: 4f61f077c5bdc89ab14716f59fddc936 (MD5) ficha.pdf: 2305 bytes, checksum: 4af95bf1756dc7aaeddf8ca6a7180195 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-11T01:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC FERNANDA.pdf: 194527 bytes, checksum: 310ca8dfb4ad9b41b919ced62604530c (MD5) Ata de defesa Fernanda amorim.pdf: 193310 bytes, checksum: 7b3a332a512d09a908ab0ae2ae05661a (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_assinado.pdf: 156410 bytes, checksum: 4f61f077c5bdc89ab14716f59fddc936 (MD5) ficha.pdf: 2305 bytes, checksum: 4af95bf1756dc7aaeddf8ca6a7180195 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-11T01:45:58Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC FERNANDA.pdf: 194527 bytes, checksum: 310ca8dfb4ad9b41b919ced62604530c (MD5) Ata de defesa Fernanda amorim.pdf: 193310 bytes, checksum: 7b3a332a512d09a908ab0ae2ae05661a (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_assinado.pdf: 156410 bytes, checksum: 4f61f077c5bdc89ab14716f59fddc936 (MD5) ficha.pdf: 2305 bytes, checksum: 4af95bf1756dc7aaeddf8ca6a7180195 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T02:02:00Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC FERNANDA.pdf: 194527 bytes, checksum: 310ca8dfb4ad9b41b919ced62604530c (MD5) Ata de defesa Fernanda amorim.pdf: 193310 bytes, checksum: 7b3a332a512d09a908ab0ae2ae05661a (MD5) termo_de_autorizacao_assinado_assinado.pdf: 156410 bytes, checksum: 4f61f077c5bdc89ab14716f59fddc936 (MD5) ficha.pdf: 2305 bytes, checksum: 4af95bf1756dc7aaeddf8ca6a7180195 (MD5) Previous issue date: 2023-09-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação do Professorpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ESTADO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfTCC_ Fernanda Gonzaga Amorim189,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfAta de defesa_Fernanda Gonzaga Amorim188,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Fernanda Gonzaga Amorim.pdfTermo de Autorização_ Fernanda Gonzaga Amorim152,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.