Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3908
Tipo: Dissertação
Título: O INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES, A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E INTERFACES COM ÁREA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): Ribeiro, Cleonice Borges
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Primeiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Segundo Membro da Banca: Lima, Michelle Castro
Terceiro Membro da Banca: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
Resumo: O presente estudo tem como objeto as práticas educativas do IF Goiano na perspectiva da interlocução da disciplina de Língua Portuguesa com as disciplinas profissionalizantes e sua aproximação com o currículo integrado. Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional – ProfEPT. O objetivo geral foi analisar como e em que medida ocorre à integração curricular nas práticas educativas na disciplina de Língua Portuguesa com os componentes curriculares relacionados à formação profissional, os participantes da pesquisa foram os docentes das disciplinas técnicas, a docente da disciplina de Língua Portuguesa e os discentes regularmente matriculados no 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio no IF Goiano - campus Ceres no ano de 2022. A pesquisa abordou a rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no que concerne a sua lei de criação e dos Institutos Federais, a filosofia do modelo educacional vigente na rede federal de ensino, práticas de letramento, currículo integrado na educação profissional, formação omnilateral e politécnica; impactos da divisão social do trabalho na sociedade contemporânea. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Após a coleta de dados e análise dos resultados foi elaborado como produto educacional um Guia didático de apoio pedagógico destinado aos professores participantes da pesquisa e docentes de modo geral uma vez que foi disponibilizado, abordando as temáticas aqui discutidas, a fim de ampliar os debates sobre o tema em questão e mostrar que esta articulação é viável para a integração nos cursos da EPT numa perspectiva contra hegemônica e na construção de uma educação emancipadora mediado por ações integradoras e interdisciplinares. Os resultados da pesquisa demostraram que a integração curricular ainda não é uma realidade na EPT, uma vez que os documentos reguladores do ensino ainda não apontam esta necessidade e os profissionais educacionais não foram preparados para atuar nestas condições, entretanto este é um processo em construção. Importante ressaltar que as impressões reveladas e apreendidas durante as entrevistas denotam que os professores estão realizando grandes esforços para melhorarem sua atuação didático-pedagógica, e, apesar das limitações relacionadas à formação, buscam suprir as defasagens concernentes ao currículo integrado, embasando o ensino e as práticas de letramento ao conhecimento em sua totalidade, pois acreditam nesta modalidade educativa como uma forma de emancipação humana. Confirmamos a hipótese de que é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar na perspectiva do currículo integrado, utilizando práticas de educativas flexíveis, relação dialógica e planejamento em equipe entre os docentes, pois estes já dispõem da visão de totalidade e da sua relevância para o ensino. Entretanto é preciso que estes profissionais se apropriem desses conceitos e das formas efetivas de mobilizar e garantir essa integração.
Abstract: The present study focuses on the educational practices of the Goiano Federal Institute from the perspective of the interplay between the Portuguese Language discipline and the vocational subjects, and its connection to the integrated curriculum. This research is part of the Research Line: Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education offered in the National Network (ProfEPT). The overall objective was to analyse how and to what extent curricular integration occurs in educational practices within the Portuguese Language discipline and the vocational components. The participants in the research were the teachers of the technical subjects, the teacher of the Portuguese Language discipline, and the students regularly enrolled in the 3rd year of the Technical Course in Environmental Management integrated with high school at the Goiano Federal Institute in the campus of Ceres in the year 2022. The research addressed the network of Professional and Technological Education (PTE) concerning its founding law and the Federal Institutes, the philosophy of the current educational model in the federal education network, literacy practices, integrated curriculum in professional education, omnilateral and polytechnic formation, and the impacts of the social division of labour in contemporary society. The methodological approach was qualitative, employing a case study design, literature review, documentary research, and content analysis. After data collection and analysis of the results, an educational product was developed, namely a didactic guide for pedagogical support aimed at the participating teachers and teachers in general, covering the topics discussed herein, in order to broaden the debates on the subject and demonstrate that this articulation is feasible for integration in PTE courses from a counter-hegemonic perspective and in the construction of emancipatory education mediated by integrative and interdisciplinary actions. The results of the research showed that curricular integration is still not a reality in PTE, as the regulatory documents of education do not yet point to this need, and educational professionals have not been prepared to work under these conditions. However, this is a process that is gradually being implemented. The research results showed that curricular integration is not yet a reality in EPT, since the teaching regulatory documents still do not indicate this need and educational professionals have not been prepared to act in these conditions, however this is a process under construction. It is important to point out that the impressions revealed and apprehended during the interviews denote that teachers are making great efforts to improve their didactic-pedagogical performance, and, despite the limitations related to training, seek to overcome the gaps concerning the integrated curriculum, basing teaching and literacy practices to knowledge in its entirety, as they believe in this educational modality as a form of human emancipation. We confirm the hypothesis that it is possible to develop an interdisciplinary work from the perspective of the integrated curriculum, using flexible educational practices, dialogic relationship and team planning among teachers, as they already have a vision of totality and its relevance for teaching. However, these professionals need to take ownership of these concepts and the effective ways of mobilizing and guaranteeing this integration.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio
Currículo Integrado
Práticas Educativas
Língua Portuguesa
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3908
Data do documento: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _ Cleonice Borges Ribeiro.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons